Na cidade de Taboão da Serra, o Dia da Consciência Negra, quarta, 20 de novembro, não é feriado, mas sim ponto facultativo. Mas, mesmo assim a secretaria de Cultura e Turismo, preparou uma série de atrações para marcar a data e que se estendem até a primeira semana de dezembro.
Na terça, dia 19, a partir das 20h, o Cemur será palco da Festa da Consciência Negra. O encontro tem o intuito de homenagear dois ícones da música popular brasileira. Fernando Rahmos canta Emílio Santiago e Samparapsoul Tim Maia. O evento vai contar ainda com um grande baile nostálgico com Rapaziada Negro com participação do DJ Keridão.
Na quarta, 20, às 19h, será realizada uma missa da Consciência Negra no Santuário Santa Terezinha. A missa organizada pela Pastoral Afro Brasileira do Santuário será um momento de reflexão, partilha e alegria.
Na quinta, 21, das 8h às 17h, acontece o Seminário Traçando Vidas e Aulas de Dança Afro Oficinas – no Cemur onde estão programadas mesas de debates durante todo o dia a fim de discutir questões relacionadas ao racismo e ao orgulho Afro-Brasileiro.
Sexta, 22, a partir das 21h, tem Samba Rock Fest no Cemur. O evento que é tradicional na cidade, tem o intuito de que o público reflita sobre a importância das conquistas do movimento negro, além de abrir espaço para a cultura da periferia com muita música e dança.
No domingo, dia 24, rola mais Taboafro no Parque das Hortênsias, mas é especial em comemoração a Consciência Negra, a partir das 11h. O evento é uma Feira de Cultura que ao longo do tempo vem fortalecendo e empodeirando o povo negro, trazendo cultura, gastronomia, música, dança, arte e muito mais. As atrações são: Grupo Arco Íris, Quem de Nós, Vítor da Trindade, Pioneiros do Samba Reggae, Roda de Samba da Taboafro com participação de Paulinho Moraes.
Na Saúde
O projeto Traçando Vidas continua nas UBS’s:
Dia 22 de novembro das 9h às 11h na UBS Suína e 14h às 16h na UBS Santa Cecília.
Dia 2 de dezembro das 16h às 16h na UBS Margaridas
Dia 3 de dezembro das 9h às 11h na UBS Salete e das 14h às 16h na UBS Santo Onofre
Dia 4 de dezembro das 9 às 11h na UBS Record e das 14h às 16h na UBS Parque Pinheiros
Dia 5/12 das 9h às 11h na UBS Maria José e das 14h às 16h na UBS Panorama
Dia 6/12 das 9h às 11h na UBS Sílvio Sampaio e das 14h às 16h na UBS Clementino.
Foto divulgação Ricardo Vaz