Começou nesta segunda, dia 2 de dezembro e segue até o dia 6, sexta a 12ª Campanha Fique Sabendo, que visa reforçar a importância e incentivar a realização dos testes (rápidos) de HIV e Sífilis. A secretária de Saúde de Taboão, Raquel Zaicanner informou que os testes são feitos durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde, mas que nesta semana serão intensificados.
De acordo com o coordenador municipal do Programa IST / Aids, dr. Ricardo de Moraes, a importância de realizar os testes é para se obter o diagnóstico e começar o tratamento imediatamente, em casos de sorologia positiva. “Nossas unidades estão prontas para iniciar o tratamento e encaminhar o que for necessário”, garantiu.
O doutor informou que a transmissão das infecções são muito comuns em jovens, mas não apenas pela falta de uso do preservativos, mas também pela falta de informação e de testagem. “Precisamos que jovens e pessoas que nunca fizeram o teste antes, realizem”, alertou.
A Sífilis e o HIV são 2 infecções sexualmente transmitidas que ocorrem com frequência tanto no Brasil quanto em outro países.
A sífilis tem cura e o HIV tem um excelente tratamento, “porém a melhor maneira de se tratar e ter uma boa qualidade de vida, é obtendo o diagnóstico o quanto antes”, observou.
O dia mundial de combate a Aids foi no domingo, dia 1 de dezembro.
Foto divulgação aids.gov.br