A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra, seguindo o Documento Técnico da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (CVE), iniciou nesta quarta-feira, 29/09, a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidas) graves. A vacinação é indicada para as pessoas com alto grau de imunossupressão que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias. 

São classificadas pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam: 

• Imunodeficiência primária grave;

• Quimioterapia para câncer;

• Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

• Pessoas vivendo com HIV/Aids;

• Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de Prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;

• Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);

•Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias 

• Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);

• Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas 

O coordenador da Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra, Milton Parron, explicou o Documento Técnico da CVE. “Nosso município, seguindo as diretrizes da CVE, inicia a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em imunossuprimidos graves. Ou seja, nesse grupo estão pessoas com câncer, ou que vivem com HIV, transplantados, entre outros com o sistema imune fragilizado e mais suscetíveis a infecções. A vacinação será aplicada apenas em pessoas que tenham completado o esquema vacinal, ou seja tomado a segunda dose ou dose única, há mais de 28 dias”. 

Para ser imunizado com a dose de reforço da vacina contra a covid-19 basta comparecer em uma das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h ou no posto volante do Parque das Hortênsias, correspondente à UBS Maria José Albuquerque, no Parque Assunção, no mesmo horário.

Dose de reforço em idosos

Em Taboão da Serra, idosos com mais de 80 anos estão recebendo a terceira dose da vacina contra a Covid-19 desde segunda-feira, 27/09. Na próxima semana, de 04 a 08/10 acontecerá a vacinação dos idosos com idades entre 70 e 79 anos. Já de 13 a 15/10 será a vez da população de 60 a 69 anos.
Pode receber o imunizante quem já tomou a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses. Para receber a dose de reforço contra a Covid-19 será necessária a apresentação da carteira de vacinação, onde deve constar que a pessoa já recebeu duas doses anteriores, além do CPF, um documento com foto e o cartão SUS.

Texto Renata Gomes e foto Ian de Freitas/SECOM