Cotidiano

Ação Inverno de Taboão minimiza efeitos do frio em pessoas em situação de rua

Com objetivo de minimizar os efeitos do frio em pessoas em situação de rua, a Ação Inverno foi iniciada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra no dia 14 de maio. Desde então, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) mantém as portas abertas às noites para que as pessoas desabrigadas possam dormir em uma cama quente. Em média de 25 a 30 pessoas pernoitam diariamente no local e são seguidos protocolos de distanciamento e segurança para prevenção à Covid-19.

Nas noites em que os termômetros marcam menos do que 13°C, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) faz o trabalho de busca ativa. Isto é, a equipe percorre as ruas de Taboão da Serra em busca de pessoas desabrigadas para oferecer a pernoite no Centro POP. 

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, relembra que o apoio da população é essencial para que ninguém fique desabrigado. “Se durante a noite você encontrar alguém desabrigado na rua, entre em contato com a Guarda Civil Municipal ou com o Centro POP e peça ajuda. Nossa equipe irá até essa pessoa e oferecerá auxílio. Com o apoio e a colaboração de todos ninguém ficará desassistido”, comentou.

Centro POP

O Centro POP de Taboão da Serra funciona na Rua Felice Del Paggio, 100, na Vila Francisco Remeikis. O local conta com equipe multidisciplinar que auxilia as pessoas em situação de rua a recuperar a autoestima e serem reintegrada às suas famílias e à sociedade. 

Além de acompanhamento com equipe multidisciplinar, no Centro POP as pessoas em situação de rua podem se alimentar, tomar banho e lavar as próprias roupas. 

Os trabalhos diurnos começam às 8h, quando os portões são abertos e é possível tomar banho. Às 8h30 é servido café da manhã, às 12h o almoço e também é entregue um kit lanche. 

A tarde, por conta da pandemia da Covid-19, o espaço é fechado para higienização e reabre às 19h para pernoite e jantar. Às 22h é oferecida a ceia e os portões são fechados para manter as pessoas protegidas. No dia seguinte às 7h é oferecido café da manhã para quem pernoitou e os portões são reabertos às 8h.

Serviço:

GCM - Guarda Civil Municipal
Tel. 153 (24h)

Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua)
Rua Felice Del Paggio, 100, Vila Francisco Remeikis
Tel. 4135-3194

Serviço de Abordagem Social – SEAS
CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Rua Milton Martins Moura, s/n - Vila Francisco Remeikis
Tel. 4139-1105 e 4138-7155 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)

Texto com informações Vera Sampaio e foto Ian de Freitas/PMTS

© 2015-2021 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site