O Governo Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde (SMS), há pouco tempo lançou o programa de entrega de kits de diabetes nas residências dos pacientes, que faz parte “Remédio em Casa”. Esse projeto já beneficia quase quatro mil munícipes. O cadastro para receber o kit em casa é realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
 
Paschoal Vicente Marchiano, 82 anos, paciente de longa data da UBS Dr. Tânia Regina dos Santos Andrade, no Jardim América, aprovou a entrega do kit em sua residência. “Eles nos ligaram e falaram que iriamos receber o kit em casa. Foi uma boa decisão que tomaram para todos que receberão, agora vai ter mais facilidade”, disse.
 
“A entrega dos kits de diabetes em casa facilita a vida dos pacientes, dá mais conforto e segurança, assim vemos que mais um programa da nossa gestão deu certo. A cada dia lutamos para reconstruir Taboão da Serra e devolver a dignidade ao povo”, disse o Prefeito Aprígio.
 
De acordo com o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa a entrega dos kits é feito mediante a necessidade de cada paciente "Estamos executando o programa com muito carinho, para que todos sejam muito bem acolhidos. Cada kit é feito com a quantidade de insumos prescritos pelas UBSs que os pacientes são acompanhados. Para aqueles que ainda não se cadastraram, procure a Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa e faça o seu cadastro”, disse o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.
 
Os pacientes beneficiados pelo programa precisam ser insulinodependentes, isto é, ter a prescrição médica de insulina e relatório médico com a quantidade de insumos, além de verificações de glicemia capilar no dia. Os kits entregues pelo programa contém tiras reagentes, lancetas para punção digital, seringas de insulina e/ou agulhas para canetas. As entregas são feitas por motoboys da Prefeitura, devidamente identificados.
 
Saiba mais sobre o diabetes
 
O diabetes é uma doença caracterizada pelo pâncreas não conseguir produzir um hormônio, a insulina, ou produzir em quantidade insuficiente. A insulina que serve para metabolizar a glicose (açúcar) no corpo transformando-a em energia para o dia.
 
Pela classificação médica, existem dois tipos de diabetes: Tipo 1 e Tipo 2. O Tipo 1 é a falta de produção desse hormônio, é comum aparecer na infância e na adolescência. Já Tipo 2 tem dificuldade de utilizar a insulina que é produzida, sendo mais frequente em adultos. Existe ainda o diabetes gestacional, uma condição temporária que ocorre quando a insulina se tona menos efetiva na gravidez.
 
Os sintomas mais recorrentes no tipo um são a diurese (excreção abundante de urina) e fome excessivas, emagrecimento, cansaço, sede e fraqueza. Já no tipo dois, é comum a sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros.
 
As Unidades Básicas de Saúde em Taboão da Serra oferecem tratamentos para todos os casos de diabetes, não só para quem é insulinodependente. Caso o munícipe esteja com um ou mais sintoma que indique ser diabetes, deve procurar atendimento médico na UBS de referência para fechamento de diagnóstico e inicio de tratamento.
 
Serviço:
Cadastro para receber os kits de diabetes
De segunda a sexta-feira das 07h às 17h
    • UBS Clementino – Rua Tsuruki Tsuno, 104 – Jd. Clementino
    • UBS Dra. Maria José de Albuquerque – Rua José Mari, 13 – Pq. Assunção
    • UBS Dra. Tânia Regina dos Santos Andrade – Rua Uruguai, nº 73 – Jd. América
    • UBS Jd. Margaridas – Rua Paulo Augusto de Andrade, nº 400 – Jd. Margaridas
    • UBS Jd. Salete – Rua Constantino Dias Lopes, nº 181 – Jd. Salete
    • UBS Jd. Suiná – Rua Albano Leite da Fonseca, nº 111 – Jd. Suiná
    • UBS Oliveiras/Marabá – Rua Maria Inês, 34 – Jd. das Oliveiras
    • UBS Panorama – Rua Miguel Carlos Silva, 380 – Jd. Panorama
    • UBS Parque Pinheiros – Av. Laurita Ortega Mari, 2131 – Pq. Pinheiros
    • UBS Record – R. Imaruí, 47 – Jd. Record
    • UBS Santo Onofre – Rua Marechal Artur Costa e Silva, nº 85 – Pirajuçara
    • UBS Santa Cecília – Rua Henrique de Moraes Camargo, nº 143 – Jd. Santa Cecília
• UBS Silvio Sampaio – Rua Enaura Maria da Conceição, nº 276 – Jd. Silvio Sampaio
 
Texto Giovanna Lopes, sob supervisão de Vera Sampaio e Renata Gomes / foto GIO SCHMIDT - SECOM/PMTS