logo site

Embu das Artes

Dória regride Grande São Paulo para fase laranja

O governador João Dória regrediu a grande São Paulo, que inclui as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra para a fase laranja, em coletiva nesta sexta, dia 26 de fevereiro. 
 
Na fase laranja o funcionamento dos serviços não essenciais fica limitado até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e o encerramento até as 20h. O atendimento presencial em bares também está proíbido. 
 
Na quarta, Dória havia determinado "toque de restrição" que restringe a circulação em todo estado das 23h às 5h, medida que se inicia nesta sexta e segue até o dia 14 de março. 
 
Foto divulgação reprodução 

Manifestação contra o fechamento de especialidades no HGP é realizada na BR

Mães, pais, parentes e pacientes contrários ao fechamento das especialidades fisioterapia pós operatória, oftamologia e dermatologia, que eram oferecidas pelo Hospital Geral do Pirajuçara realizam passeata pelo acostamento e uma faixa da da Rodovia Régis Bittencourt, na manhã desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro. 
 
O objetivo deles é pedir que o Estado reveja o fechamento e garanta uma saúde de qualidade. Eles também se manifestam contrários ao atendimento somente de casos de emergência encaminhados pela saúde de Itapecerica no Pronto Socorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra. 
 
"Em defesa da saúde e do orçamento da saúde, contra qualquer fechamento dos equipamentos da saúde.  Nós somos contra", afirmam em caminhada.
 
A manifestação já causa trânsito na altura do Parque Pinheiros.  
De acordo com a secretaria de Saúde do estado a demanda de fisioterapia será absorvida pelo município, e as especialidades de oftalmologia e dermatologia da unidade estão garantidos no AME Taboão da Serra. Mas, os pacientes que precisam estão encontrando dificuldades para passarem com esses especialistas.

Embu das Artes completa 62 anos com apresentação online da Banda Municipal

A cidade de Embu das Artes completa nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, 62 anos. Reconhecida por terra das Artes, a cidade é reconhecida como um dos polos artísticos de São Paulo. Especialmente aos finais de semana recebe milhares de turistas na mais famosa Feira de Artesanato de toda a região. 

 
Os turistas e moradores das cidades da região conferem os artesanatos, aproveitam para passar o dia visitando e experimentando as diversas delícias oferecidas no Centro Histórico, que conta com música ao vivo. 
 
Para prestar homenagem aos 62 anos do aniversário de "Emancipação de Embu da Artes", a Banda Municipal disponibilizará no dia 18/02, às 10h, uma apresentação musical na página do Facebook da Prefeitura. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
 
Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é atualmente uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). 
 
Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 52 anos de atividade neste ano e recebe cerca de 30 a 40 mil visitantes por fim de semana no Centro Histórico, que é formado pelo Museu de Arte Sacra (construído pelos jesuítas e índios no século XVII), além de belas alamedas e construções interessantes e coloridas.

Em 2011, por meio de plebiscito, os munícipes decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.
 

Um pouco de história

No dia 18 de fevereiro, Embu das Artes completa 62 anos de emancipação político-administrativa, fato que ocorreu no ano de 1959 por iniciativa de emancipadores que articularam a realização de um plebiscito, pelo qual a maioria dos moradores optou pela independência do município, que era integrado à Itapecerica da Serra.

A autonomia conquistada graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1 de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.
 
Com informações e foto Alex Natalino 

Lei que firma convênio com clínica para tratamento de hemodiálise é sacionada por Ney Santos 

Pacientes moradores de Embu das Artes que realizam tratamento dos rins vão poder fazê-lo na cidade, não mais se deslocar para outros municípios. 
 
O prefeito Ney Santos anunciou, na sexta, 5, que sancionou uma Lei que inclui no orçamento municipal a criação de um convênio com a clínica de hemodiálise particular de Embu das Artes.
 
"Este importante projeto atenderá milhares de pessoas, oferencendo um atendimento digno, justo e de qualidade. Estou sancionando esse projeto com muito orgulho", afirmou o mandatário. 
 
Ele agradeceu a câmara de vereadores, que votou favorável à Lei, na sessão da última quarta, dia 3 de fevereiro, em nome do presidente Renato Oliveira e demais vereadores, além do vice-prefeito Hugo Prado "por esta verdadeira união em torno deste importante projeto", disse Ney.
 
Hemodiálise 
 
A hemodiálise (HD) é a opção mais utilizada para os casos de insuficiência renal terminal e permite que o paciente possa manter-se vivo e ativo por vários anos. O tratamento é necessário quando os rins param de funcionar e visa substituir os rins naturais. 

Prefeitura de Embu não abre na próxima semana

Entre os dias 15 e 19 de fevereiro, a Prefeitura de Embu das Artes não terá expediente. O Decreto 2118/2021, declara ponto facultativo de 3 dias (data comum de Carnaval), e devido ao feriado de Emancipação do município (18/02), emendado com a sexta-feira. 

 
Apenas os serviços essenciais e de interesse público como pronto-socorros, Guarda Civil Municipal (GCM), serviço funerário e SAMU atenderão sem interrupção. 
 
O Restaurante Popular Josué de Castro abrirá normalmente apenas na segunda (15/02) e quarta (17/02). Na terça, quinta e sexta estará fechado. 
 
Na área de turismo e lazer, a Feira de Artes e Artesanato funcionará entre 15/02 e 19/02, das 11h às 18h, porém apenas com algumas barracas, pois nesses dias será facultativa a presença dos expositores.  O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) atenderá normalmente todos os dias. 
 
O Parque Francisco Rizzo também estará aberto ao público diariamente das 6h às 20h. 
 
Já a Praça de Alimentação não está em operação devido ao momento de reforma estrutural.

Embu inicia nova fase de vacinação contra a Covid-19 na segunda, 8

1.254 servidores da rede pública de saúde da cidade de Embu das Artes já foram vacinados contra o coronavírus com a primeira dose. A vacina foi aplicada no próprio local de trabalho do profissional para que não comprometesse o atendimento ao público.  

 
Na próxima semana, de 8 a 13 de fevereiro, será a vez da imunização de profissionais que atuam no serviço de saúde privado da cidade e dos idosos a partir de 90 anos.  Uma estrutura será montada no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 390, Quinháu) para o atendimento dos profissionais e idosos. 
 
Os idosos também podem se vacinar na UBS Independência (Estrada de Constantinopla, 1.200), entre os dias 8 e 12/2, das 9 às 17h. Os idosos não precisam agendar.
 
É necessário levar um documento com foto, o cartão do SUS e um comprovante de residência. Idosos residentes em casas de repouso também já estão recebendo a dose. 
 
Profissionais de saúde serviço privado 
 
Para isso, a Prefeitura criou um hot site com todas as informações e para o cadastramento obrigatório do profissional. 
 
"A Prefeitura de Embu das Artes continua trabalhando incansavelmente para que todos os munícipes sejam vacinados o quanto antes contra o coronavírus. Para isso, mantém contato constante com autoridades estaduais e federais", informa a Prefeitura. 
 
Texto com informações Karin e foto divulgação Prefeitura Municipal de Embu das Artes 

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site