O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Taboão da Serra realizou recentemente eleições para a escolha do novo colegiado que estará à frente do órgão no biênio 2021-2023. A posse dos novos conselheiros aconteceu na segunda-feira, 27/09, na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

 

À ocasião, tomaram posse seis representantes da Sociedade Civil e cinco representantes do Governo Municipal, entre titulares e suplentes. Considerando que a Lei Ordinária 2087/2011, estabelece que o COMSEA deve ser composto por no mínimo 12 (doze) conselheiros(as), sendo 2/3 de representantes da Sociedade Civil organizada e 1/3 de representantes do Poder Executivo Municipal, o órgão publicará novo edital para chamamento de entidades civis que queira participar do colegiado. Uma entidade da Sociedade Civil chegou a se inscrever para o pleito, mas não enviou representantes no dia da eleição, realizada em 22/09.

 

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, destacou que o COMSEA desempenha um papel importante para a garantia de um direito fundamental da alimentação. “O COMSEA tem o papel fundamental e muito importante nos dias atuais pra poder trazer iniciativas e propostas que possamos enfrentar a fome, a pobreza, a extrema pobreza e principalmente garantir o acesso ao alimento. Muitas vezes as famílias passam por situações de vulnerabilidade e a Secretaria de Assistência Social junto com o COMSEA tem a responsabilidade e a atribuição de assistir e proteger essas famílias”, explicou.

 

Mesa Diretora

Nesta quarta-feira, 29/09, foi eleita a nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2023. Mario dos Santos da  Associação Habitacional Bem Viver foi eleito presidente do COMSEA. Evânia Mendes dos Santos do CNN - Coletivo de Negras e Negros de Taboão da Serra e Região, ficou com a vice-presidência. Lucilene Aparecida Costa de Freitas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania é a nova 1ª Secretarária e Jacilene Correia Cavalcante do Ministério Apostólico Resplandecendo Luz à Nação foi eleita 2ª Secretária.

 

O que é o COMSEA?

Criado pela Lei Municipal 1.490/2014 e alterado pela lei nº 23087/2011, o COMSEA tem como objetivo assessorar a Prefeitura de Taboão da Serra na formulação de políticas públicas e na definição de diretrizes e prioridades que visem a garantia do direito humano à alimentação. As reuniões ordinárias são abertas à população e acontecem toda última quarta-feira de cada mês, às 8h30, na Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, no Jardim Panorama.



Confira a lista com o nome dos novos conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional de Taboão da Serra:

 

Sociedade Civil
Associação Habitacional Bem Viver
Titular: Mario dos Santos
Suplente: Damião Ribeiro dos Santos

 

CNN - Coletivo de Negras e Negros de Taboão da Serra e Região

Titular: Evânia Mendes dos Santos

Suplente: Anderson Nascimento (Dr. Borba)

 

Ministério Apostólico Resplandecendo Luz à Nação

Titular: Jacilene Correia Cavalcante

Suplente: Sérgio Teixeira Júnior

 

Poder Executivo Municipal

Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS)
Titular: Lucilene Aparecida Costa de Freitas

Suplente: Andréia Xavier Ribeiro Andrade

 

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC)
Titular: Débora Vieira Santos

Suplente: Deborah Caobianco Modenutte

 

Secretaria de Saúde (SMS)

Titular: Andréa Bianca Cotic Lino (titular)



Mesa Diretora COMSEA – Biênio 2021-2023
Presidente: Mario dos Santos (Associação Habitacional Bem Viver)

Vice-presidente: Evânia Mendes dos Santos (CNN - Coletivo de Negras e Negros de Taboão da Serra e Região)

1ª Secretária - Lucilene Aparecida Costa de Freitas (Secretaria de Assistência Social e Cidadania)

2ª Secretária - Jacilene Correia Cavalcante (Ministério Apostólico Resplandecendo Luz à Nação).

Texto Vera Sampaio e foto divulgação