logo site

Embu das Artes

Embu das Artes completa 62 anos com apresentação online da Banda Municipal

A cidade de Embu das Artes completa nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, 62 anos. Reconhecida por terra das Artes, a cidade é reconhecida como um dos polos artísticos de São Paulo. Especialmente aos finais de semana recebe milhares de turistas na mais famosa Feira de Artesanato de toda a região. 

 
Os turistas e moradores das cidades da região conferem os artesanatos, aproveitam para passar o dia visitando e experimentando as diversas delícias oferecidas no Centro Histórico, que conta com música ao vivo. 
 
Para prestar homenagem aos 62 anos do aniversário de "Emancipação de Embu da Artes", a Banda Municipal disponibilizará no dia 18/02, às 10h, uma apresentação musical na página do Facebook da Prefeitura. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
 
Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é atualmente uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). 
 
Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 52 anos de atividade neste ano e recebe cerca de 30 a 40 mil visitantes por fim de semana no Centro Histórico, que é formado pelo Museu de Arte Sacra (construído pelos jesuítas e índios no século XVII), além de belas alamedas e construções interessantes e coloridas.

Em 2011, por meio de plebiscito, os munícipes decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.
 

Um pouco de história

No dia 18 de fevereiro, Embu das Artes completa 62 anos de emancipação político-administrativa, fato que ocorreu no ano de 1959 por iniciativa de emancipadores que articularam a realização de um plebiscito, pelo qual a maioria dos moradores optou pela independência do município, que era integrado à Itapecerica da Serra.

A autonomia conquistada graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1 de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.
 
Com informações e foto Alex Natalino 

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site