Idosos de baixa renda têm a possibilidade de viajar de modo gratuito em transporte interestadual e com desconto em passagens. A iniciativa é garantida a partir da Carteira do Idoso. O benefício é oferecido a cidadãos com mais de 60 anos inscritos há mais de 45 dias no CadÚnico, podendo ser solicitado de maneira presencial ou pela internet.

que é a Carteira do Idoso?

A Carteira da Pessoa Idosa, ou Carteira do Idoso, é um documento que permite o acesso gratuito a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. Ou ao menos, o desconto de 50% nessas passagens. Esse benefício está previsto no Estatuto do Idoso, da Lei nº 10.741/03.

Quem tem direito?

Tem direito ao benefício os idosos acima de 60 anos de idade, com renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos. Para ter direito, o cidadão deve ter inscrição há mais de 45 dias do Cadastro Único, sistema do governo federal que reúne dados das famílias de baixa renda.

Quais os benefícios?

Com a Carteira do Idoso, o cidadão de baixa renda consegue viajar gratuitamente ou obter desconto de no mínimo 50% na passagem de transporte interestadual.

Como solicitar a Carteira do Idoso presencialmente?

Para solicitar a Carteira do Idoso, o interessado deve primeiro fazer inscrição no Cadastro Único. Para isso, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

O CRAS fará então a solicitação da emissão da carteira através do sistema Carteira do Idoso. Para quem já está incluso no CadÚnico, basta ir ao CRAS para solicitar o documento.

Como solicitar a Carteira do Idoso pela internet?

Também é possível solicitar a Carteira da Pessoa Idosa pela internet. Para isso é necessário acessar o site Gov.br, no serviço relacionado a carteira para o idoso de baixa renda. Feito isso, deve-se clicar em “Emitir Carteira” e fazer o login na plataforma. Quem não é cadastrado, deve clicar na opção “Crie sua conta”.

Serviço:

Cadastro Único - Itapecerica da Serra

Endereço: Rua Treze de Maio, 100, Centro - Itapecerica da Serra / SP (Prédio do PAT).

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (11) 4667-4612 / Whatsapp: (11) 94011-0064 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas).

Texto e foto Departamento de Comunicação da PMIS