Nesta terça-feira, dia 13 de abril, a fila de pacientes graves que aguardavam transferências para leitos de UTI foi zerada, afirma a Prefeitura de Taboão da Serra, o que significa que nenhum paciente está intubado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo a Prefeitura a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) atendeu todos os pacientes que estavam aguardando leitos de UTI.

O órgão avalia que esse resultado é devido as ações emergenciais da Prefeitura de Taboão da Serra no combate a pandemia da Covid-19, conforme apresenta a queda do número de internações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Akira Tada, que chegaram a 132% de ocupação em 25/03 e hoje, 13/04, está com 40% da capacidade ocupada. 

De acordo com o Secretário da Saúde, José Alberto Tarifa, as ações emergenciais determinadas pelo Comitê de Combate à Covid-19, foram assertivas e os dados confirmam a eficácia. 

“A decisão de antecipar os feriados, incentivar o isolamento social, ter criado o Pronto Atendimento da Covid-19 no Jardim Clementino, criar 30 novos leitos de enfermaria e o Alô Doutor foram ações urgentes que hoje conseguimos ver os resultados, com a queda de mais de 50% na ocupação dos leitos municipais. O Governo do Estado que vivenciou um colapso há um mês sem atender as demandas dos nossos pacientes que precisavam de transferência para leitos de UTI se ajustou e hoje não temos mais nenhum paciente na fila de espera”, explicou Tarifa. 

O prefeito Aprígio destacou o trabalho da Secretaria de Saúde, Fiscalização, Guarda Civil Municipal e do Comitê de Combate à Covid-19. “Foram diversas ações e trabalho intenso da Prefeitura para conter a proliferação deste vírus que tirou tantas vidas. Hoje com essa queda das internações e fila zerada de espera por leitos de UTI são os resultados dos investimentos que fizemos para lutar contra esse vírus”, destacou. 

Atendimentos

O Pronto Atendimento da Covid-19 no Jardim Clementino inaugurado em 15/03 realiza em média 300 triagens de pacientes com suspeita de infecção diariamente. 

O serviço Alô Doutor, consulta remota para pacientes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus realizou até o fim de março 306 atendimentos, destes 127 pessoas foram monitoradas pelos profissionais de saúde e 46 tiveram alta. 

Serviço:

Alô Doutor – 4788-7700

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

 

Pronto Atendimento da COVID-19

Rua Tsuruki Tsuno, 104, Jardim Clementino

Todos os dias | 24h

Texto com informações Renata Gomes e foto Ian de Freitas/PMTS