Em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra das 7h às 17h, serão realizadas ações de coleta de papanicolau, orientações sobre a saúde da mulher de modo geral, prevenção de câncer de mama e de colo útero, além de solicitação de mamografia, durante a Campanha Outubro Rosa, até dia 28 de outubro.

De acordo com Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, a programação municipal tem o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde. “As ações que intensificaremos neste mês, com a Campanha Outubro Rosa, tem como foco rastrear e compartilhar informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino. Outro trabalho que vamos fazer é desmistificar conceitos em relação à doença”.

O prefeito Aprígio destacou que a Campanha Outubro Rosa vai usar os meios digitais para chamar a atenção das mulheres e de toda a família sobre a importância da prevenção. “Através das redes sociais, assim como nosso governo fez em outras campanhas, serão utilizados para levar informações sobre o quanto o diagnóstico precoce é importante e pode ajudar a salvar vidas”.

Segundo Inês Mamede do Rosário, coordenadora de Atenção Básica da Prefeitura de Taboão da Serra, intensificar as ações que acontecem nos outros meses das UBSs é importante neste mês para conscientizar a população. “A Campanha como um todo procura enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, além de informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos”, informou.

Outubro Rosa

O movimento que nasceu em 1990 tem o objetivo de estimular a participação popular no controle do câncer de mama. Através da campanha Outubro Rosa, informações são compartilhadas sobre a doença, promovendo conscientização, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Texto com informações Renata Gomes e foto divulgação/PMTS