A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra está desenvolvendo o projeto “Engajamento da Atenção Básica” que tem como objetivo melhorar a comunicação entre as unidades de saúde, além de alinhar os protocolos e fluxos para melhorias na qualidade do atendimento à população. A ideia da capacitação surgiu através da parceria entre a Clínica de DST e Hepatites Virais com as Redes de Atenção Básica, de Atenção Especializada e com o Comitê de Mortalidade Materno Infantil. O primeiro encontro do projeto aconteceu na quarta-feira, 22/09, na Faculdade FECAF e contou com a participação de 27 profissionais entre gestores e coordenadores.

À ocasião, foram abordados diversos assuntos relacionados à detecção de doenças infectocontagiosas, como HIV, sífilis e as hepatites B e C. Foram repassados fluxos e alinhados procedimentos para ampliar o atendimento materno-infantil através do Protocolo Amor de Mãe, com plano de parto, DIU pós-parto, consultas odontológicas na gestação, alta segura e vínculo com a Unidade Básica de Saúde, Ambulatório de Aleitamento Materno, acompanhamento nutricional, dentre outros serviços. Também foi abordado como incluir o parceiro durante o pré-natal para o desenvolvimento do autocuidado, criação compartilhada e aumento do vínculo familiar.

Segundo a diretora de Atenção Básica, Inês Mamede do Rosário, o primeiro encontro foi produtivo. “Este foi o primeiro encontro geral de muitos que serão promovidos até o final do ano. Nosso objetivo é melhorar a comunicação entre as unidades de saúde, promover a troca de saberes, uniformizando e ampliando atendimentos, além de que os servidores saibam quem é quem e como os processos são realizados”, disse. “No caso do Amor de Mãe, por exemplo, a nova administração implementou novos protocolos e novos fluxos de maneira a não deixar nem a mãe e nem a criança desassistida, com consultas agendadas na saída da maternidade, alta segura, além de contarem com o apoio do Ambulatório de Aleitamento Materno”, explicou.

O médico ginecologista, Antônio Carlos Pacheco de Almeida, reforçou a importância da capacitação para a redução de mortalidade.   “O objetivo desse evento é um preparatório para outras ações decorrentes no sentido de capacitação de equipes, para que no caso das gestantes o atendimento seja unificado, todas as unidades façam da mesma forma e tenham a mesma área de atuação. Com isso a gente reduzir morbidade e mortalidades, agravos para esses pais. A gente entende que a gravidez é do casal, é da família e isso é importante e tem que ser valorizada a participação do pai no pré-natal”, afirmou.

Com relação à detecção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), Ricardo Aparecido de Moraes, coordenador do Programa de IST/HIV/AIDS e gerente da Clínica DST e Hepatites Virais, destacou que é importante ter um olhar apurado para a questão. “Toda DST é uma porta de entrada para o HVI. Queremos sensibilizar para que todos tenham um olhar mais importante para as ocorrências envolvendo as infecções sexualmente transmissíveis. Implantaremos, a partir de outubro, a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B na Casa do Adolescente de Taboão da Serra e, se houver alguma necessidade, já serão inseridos em tratamento”, destacou. Além disso, ao término dos encontros, formaremos novos executores de testes rápidos e também inauguraremos oficialmente a campanha ‘Fique sabendo’ em todas as unidades de saúde”, finalizou.

Serviço:

Clínica DST e Hepatites Virais
De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Rua Pedro Borba, 259, Jardim Maria Rosa
Gerência – 4787-8446 | Recepção – 4135-3556 | UDM/DST - 4701-3406

 

CASA do Adolescente de Taboão da Serra
Rua das Camélias, 302, Parque Assunção
Telefone: 4701-0561
WhatsApp – 4701-1163
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Ambulatório de Aleitamento Materno
Terça, quinta e sexta-feira, das 7h às 11h
USB Jardim das Margaridas - Rua Paulo Augusto de Andrade, 400, Jardim das Margaridas
Agendamento por telefone: 4685-8352

 
Texto Vera Sampaio e foto Secom/PMTS