Texto com informações Vera Sampaio e foto Ian de Freitas / PMTS 

 
Até o momento foram aplicadas 3.620 doses da vacina contra o Coronavírus na cidade de Taboão da Serra. Agora é a vez dos profissionais da rede particular do município que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19. 
 
Eles podem se dirigir a uma das 13 Unidades Básicas de Saúde para se vacinar.  É preciso apresentar carteira da Entidade de Classe (CRM, COREN, CRO, entre outros), Cartão do SUS e comprovante de endereço. 
 
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Estima-se que em Taboão da Serra cerca de 10.000 profissionais da área da saúde serão vacinados nesse primeiro momento. 
 
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, afirma que há um controle rigoroso na aplicação das vacinas. “Por questão de segurança, controlamos o número de doses que são enviadas para cada posto de saúde. Toda vacina aplicada é registrada e lançada no sistema do Governo do Estado”, explicou.  
 
“Estamos seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e pelo governo estadual. Por isso, estamos vacinando os grupos prioritários conforme diretrizes estabelecidas em Documento Técnico específico”, completou. 
 
Foram vacinados 
 
Já foram vacinados os servidores da Saúde que atuam na linha de frente no combate a doença. Também foi iniciada a vacinação nos demais profissionais da rede pública e da rede privada, além de idosos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso. 
 
Documento técnico 
 
O Documento Técnico ao qual o secretário se refere é o “Documento Técnico Campanha da Vacinação contra a COVID-19 – 2ª Atualização”, de 25 de janeiro de 2021. O material apresenta as diretrizes para vacinação e foi editado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica e pela Coordenadoria de Controle de Doenças, ambas do governo estadual. 
 
A lista completa com os endereços das UBSs do município está disponível em www.ts.sp.gov.br.