A intermitência no fornecimento de água continua afetando a rotina de moradores e comerciantes em diversos bairros de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Taboão da Serra. As interrupções no abastecimento têm se tornado cada vez mais frequentes, ocorrendo quase diariamente há cerca de três meses. Em plena onda de calor, o problema persiste e atrapalha muito, segundo relatos de quem enfrenta essa situação crítica.
Muitos moradores relatam que precisam acordar de madrugada para aproveitar a pouca água que chega às torneiras e realizar tarefas domésticas, como lavar louça e roupas. Quando há abastecimento, a água não é suficiente para encher as caixas d’água das residências localizadas em áreas mais altas. Em Itapecerica da Serra, os bairros mais afetados incluem Marilu, São Marcos e Jardim Sampaio, entre outros.
“Na Rua José Domingues, número 253, não há uma gota de água. Tenho três caixas e todas estão vazias”, afirmou uma moradora. “Já são seis dias sem uma gota de água”, denunciou outra.
Em nota ao Click Regional, a Sabesp informou que "o aumento no consumo de água nos últimos dias, devido às altas temperaturas, tem impactado a recuperação dos reservatórios, o que pode causar intermitências ocasionais no fornecimento".
A empresa afirmou ainda que está mobilizada para ampliar a capacidade de abastecimento, com investimentos em três novas estações de tratamento, um reservatório e uma central de bombeamento, que beneficiarão tanto a capital quanto a Grande São Paulo. Além disso, a Companhia informou que está realizando manobras operacionais, incluindo o envio de caminhões-pipa para complementar o fornecimento. Segundo a Sabesp, as áreas afetadas já estão em processo de normalização.