Saúde

Profissionais do “Mais Médicos” recebem reajuste de 60% em Itapecerica da Serra

 

Os profissionais do Programa Mais Médicos que atuam em Itapecerica da Serra receberam um aumento na ajuda de custo de 60%. A medida beneficia os 25 médicos que atuam no município por meio do programa federal.

De acordo com a Prefeitura, esse reajuste não ocorria desde 2014. “Representa um passo importante na valorização desses profissionais e no fortalecimento da saúde pública”, afirma órgão.

O valor citado corresponde à ajuda de custos mensal, cuja responsabilidade é da prefeitura. O salário dos profissionais é pago diretamente pelo Ministério da Saúde.

Texto com informações e foto Departamento de Comunicação PMIS

Nova gestão da Autarquia de Saúde altera rotina de espera na UBS Salvador de Leone

 

Diferentemente dos anos anteriores, os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Salvador de Leone agora podem aguardar a abertura da unidade em uma área coberta dentro do prédio, em vez de ficarem na calçada, expostos à chuva e ao frio que são frequentes nas manhãs de Itapecerica da Serra. A mudança ocorreu após questionamentos da reportagem do Click Regional à nova gestão da Autarquia de Saúde, no fim da semana passada, ao observar uma grande fila do lado de fora da unidade.

A possibilidade de aguardar dentro da UBS melhorou significativamente a experiência dos pacientes. “Assim ficou muito melhor. Antes, esperávamos do lado de fora. Chegamos mais cedo para receber atendimento, tomar vacinas, fazer exames de sangue e passar em consultas médicas”, relatou uma usuária.

A reportagem também solicitou à Autarquia a abertura antecipada da unidade, antes das 7h, para evitar que os moradores permanecessem na parte externa. O pedido foi atendido.

“Agradecemos a preocupação com o atendimento na UBS Salvador de Leone. Sabemos que a formação de filas pela manhã, especialmente em dias frios e chuvosos, pode ser desconfortável para os pacientes. Por isso, gostaríamos de esclarecer alguns pontos sobre o funcionamento da unidade”, informou a Autarquia de Saúde.

Segundo o órgão, a UBS Salvador de Leone é uma das mais antigas da rede e enfrenta desafios estruturais, incluindo a falta de estacionamento adequado. Para melhorar o acesso à saúde na região, está prevista a inauguração de duas novas unidades de Atenção Básica. Uma delas atenderá parte da demanda atual da UBS Salvador de Leone, ajudando a reduzir a sobrecarga de pacientes. A reportagem apurou que essa nova unidade será a UBS do bairro Marilú.

Sobre o horário de funcionamento, a unidade abre às 7h, iniciando os atendimentos com coleta de exames, consultas médicas e vacinação. “Ressaltamos que a UBS conta com uma equipe de acolhimento durante todo o período de atendimento. Não é necessário chegar antes da abertura para marcar consultas, pois o agendamento ocorre ao longo do dia. Todas as consultas são previamente agendadas para garantir um melhor atendimento”, destacou a Autarquia em nota.

Itapecerica da Serra amplia oferta de exames laboratoriais e prevê suprir demanda do HGIS

 

A superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra, Simone da Luz, afirmou ao Click Regional, durante uma audiência pública, dia 28/2, que a cidade já se prepara para assumir a realização dos exames laboratoriais, atualmente feitos pelo Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS). A mudança ocorrerá no início de abril, quando a prefeitura passará a ser responsável pelo serviço. Segundo Simone, a licitação em andamento prevê um volume maior de exames do que o realizado pelo hospital, garantindo que a população não enfrente filas ou demora no atendimento.

"Utilizávamos a cota de exames disponibilizada pelo HGIS. Além dos exames efetivamente realizados, havia uma demanda reprimida. No processo de licitação, estamos considerando ambos os fatores e adicionando uma margem de segurança para que o serviço funcione sem sobrecarga", explicou a superintendente.

A estratégia da prefeitura é assegurar que, quando o hospital deixar de oferecer os exames, o novo sistema já esteja operando sem interrupções. "Estamos trabalhando intensamente para que essa transição ocorra sem impactos negativos para a população. Nosso objetivo é evitar o aumento do tempo de espera para exames como o hemograma, por exemplo", afirmou.

Atualmente, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra realiza cerca de 35 mil exames laboratoriais por mês. Enquanto o novo sistema não entra em vigor, o Governo do Estado garantiu a prorrogação do atendimento nos Centros Estaduais de Análises Clínicas (Ceacs) até o final de março de 2025. A decisão foi tomada após uma reunião entre o prefeito Ramon Corsini e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, realizada em dezembro de 2024.

Com essa medida, a prefeitura espera garantir que a população continue tendo acesso aos exames laboratoriais sem prejuízos. "Acredito que conseguiremos atender toda a demanda e que não faltará cota para os exames dos nossos munícipes", finalizou Simone da Luz.

Saúde de Itapecerica da Serra retoma Mutirões de Exames para reduzir fila de espera

Com o objetivo de atender à demanda reprimida de exames médicos, como ultrassom (abdômen total, vias urinárias e articulações), colonoscopia e oftalmologia, a Saúde de Itapecerica da Serra retoma mutirão de exames para reduzir a fila de espera e oferecer um atendimento mais ágil e de qualidade à população.

Os atendimentos estão sendo realizados no Centro de Especialidade Municipal (CEM), mediante agendamento, com a opção de marcação aos sábados, para facilitar o acesso, especialmente para aqueles que trabalham ou estudam durante a semana.

Com a emenda dos vereadores Soares e Val Santos, a expectativa é de que mais de 1.600 pacientes sejam atendidos, contribuindo significativamente para a redução do tempo de espera.

“A Autarquia de Saúde- IS segue empenhada em promover a saúde e melhorar o acesso aos serviços essenciais”, afirma.

Campanha de Doação de Sangue no Itapecerica Shopping salva 816 vidas

 

A campanha especial de doação de sangue realizada no Itapecerica Shopping, em parceria com o projeto Amor se Doa e o Hemocentro São Lucas, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, foi um verdadeiro sucesso, promovendo solidariedade e amor ao próximo.

Ao longo dos três dias de ação, foram coletadas 204 bolsas de sangue, o que representa 816 vidas salvas, considerando que cada bolsa pode beneficiar até quatro pessoas.

“Essa ação é muito gratificante para nós, do Itapecerica Shopping, porque um gesto tão simples se torna grandioso pela ajuda que proporciona”, afirma Márcia Morelato Campioto, coordenadora de marketing do empreendimento.

O objetivo do Itapecerica Shopping foi atuar como um elo facilitador, contribuindo para suprir o constante déficit de sangue nos hospitais. As doações realizadas ajudarão a manter o abastecimento de sangue e hemocomponentes na rede hospitalar da região.

Sobre o Itapecerica Shopping

Com 11 anos de atuação, o Itapecerica Shopping é o primeiro e único centro de compras de Itapecerica da Serra, oferecendo uma ampla variedade de lojas e serviços para garantir a satisfação e o bem-estar do público. Entre suas operações, destacam-se C&A, Marisa, Lojas Americanas, 1 a 99, American Shoes, Inova Academia, além de 117 outras opções que reúnem moda, lazer, gastronomia e entretenimento em um só lugar.

Serviço

📍 Endereço: Rua XV de Novembro, 89 - Centro, Itapecerica da Serra - SP

📞 Telefone: (11) 4668-9900

🌐 Site: www.itapecericashopping.com.br

📱 Redes sociais:

Facebook: facebook.com/itapecericashopping

Instagram: @itapecericashopping

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado: 10h às 22h

Domingos e feriados: 14h às 20h

Prefeituras de Taboão e Itapecerica assumem exames laboratoriais a partir de março

 

Os prefeitos de Taboão da Serra, Daniel Bogalho, e de Itapecerica da Serra, Ramon Corsini, terão mais um desafio pela frente. A partir de março, os exames laboratoriais realizados pelos Hospitais Gerais do Pirajussara e de Itapecerica da Serra serão transferidos para a responsabilidade das prefeituras, informação confirmada pelo Click Regional, por meio de nota da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) informa que a realização de exames básicos, como exames de sangue nos Centros Estaduais de Análises Clínicas (Ceacs), dos Hospitais Gerais de Itapecerica da Serra e Pirajussara foi prorrogada até março de 2025, até que os municípios tenham tempo para realizar suas contratações.”

A prorrogação de 90 dias foi conquistada por Daniel e Ramon em reunião com o governador do Estado de São Paulo em dezembro de 2024 – relembre aqui e aqui. Em coletivas de imprensa os prefeitos, Daniel e Ramon, explicaram as medidas para atender a demanda.

Taboão da Serra

O prefeito Daniel afirmou que mais de 120 mil exames laboratoriais são realizados por mês no HGP, como coletas de sangue e outros procedimentos. Em coletiva de imprensa, Daniel observou: “Precisamos ter a nossa clínica para a realização de exames”, frisou. De acordo com ele, “provavelmente vamos implantar (a coleta dos exames) nos dois prontos-socorros que nós temos, gerando um custo de R$ 90 a R$ 100 mil por mês no orçamento da saúde”, avaliou.

Itapecerica da Serra

De acordo com o prefeito Ramon, o Hospital Geral realizava, em média, 35 mil exames laboratoriais por mês, e algumas alternativas para atender à demanda já estão sendo estudadas. “Uma delas é a contratação de um laboratório via Conisud, uma vez que o HGIS atende a 8 cidades. Paralelamente, estamos trabalhando para ter o nosso laboratório municipal; inclusive, uma deputada vai destinar o recurso para montarmos nosso laboratório, e faremos a manutenção pelo município”, frisou.

Nota oficial da Secretaria de Saúde do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) informa que a realização de exames básicos, como exames de sangue nos Centros Estaduais de Análises Clínicas (Ceacs), dos Hospitais Gerais de Itapecerica da Serra e Pirajussara foi prorrogada até março de 2025, até que os municípios tenham tempo para realizar suas contratações.

A SES ressalta que, conforme estabelecido na Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde (MS), as consultas, coletas/resultados de exames são de responsabilidade e atribuição das prefeituras.

© 2015-2024 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site