Saúde

Itapecerica da Serra agora conta com Núcleo de Atendimento para Pessoas com sintomas de Dengue

 

Itapecerica da Serra agora conta com um Núcleo de Atendimento para Pessoas com Sintomas de Dengue no piso superior da Unidade Básica de Saúde Salvador de Leone. A inauguração aconteceu no último sábado, 27/4. Na ocasião foi entregue a UBS totalmente reformada.

O serviço contará com atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta, das 8h às 17h. “Os pacientes com sintomas leves que procurarem atendimento no Pronto Socorro central serão encaminhados diretamente ao núcleo especializado, para prestar um melhor atendimento para nossa população“, disse o prefeito Dr Francisco Nakano.

Segundo a Autarquia de Saúde “este serviço busca aliviar a demanda que hoje sobrecarrega os dois Prontos Socorros da cidade, que ultrapassa a marca de 1.000 atendimentos diários”, afirma. “A criação do núcleo diminui o tempo de espera para atendimento, desafogando o PS”, completa a Autarquia.

Se você é morador de Itapecerica da Serra e apresenta sinais e sintomas de Dengue, dirija-se à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.

 

Foto Departamento de Comunicação PMIS

USF Branca Flor em Itapecerica da Serra recebe novo médico

 

Depois de integrar doze novos médicos no último semestre de 2023, a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra, contempla a USF (Unidade de Saúde Família) Branca Flor, com mais um médico, Dr. Danilo Paiva. Ao todo a cidade já recebeu 28 médicos do programa “Mais Médicos”.

O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, recepcionou o novo médico e deu boas-vindas em uma reunião de recepção realizada na USF Branca Flor: “É mais uma conquista de extrema importância para a cidade, somando 28 médicos do Programa Mais Médicos nas UBSs e USFs do município”, afirmou Dr. Nakano.

De acordo com a Autarquia a iniciativa faz parte do programa Mais Médicos do Governo Federal em parceria com a Prefeitura.

Maternidade de Itapecerica da Serra é referência para três cidades da região

 

Itapecerica da Serra conta com duas maternidades em seu território, sendo uma de gestão municipal que atende as gestantes de risco habitual e outra de gestão estadual, no Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) responsável pelo atendimento dos casos de alto risco.

De acordo com a Autarquia Municipal da Saúde, “a Maternidade Municipal Zoraide Eva das Dores, é referência de qualidade e também de atendimentos para outros três municípios da região de mananciais, são eles: Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra”, afirma.

Segundo a Autarquia no ano de 2023 foram realizados 10.302 atendimentos, 983 partos, sendo 773 partos normais e 210 partos cesárea. Ao todo 177 laqueaduras e 92 curetagens.

Estruturalmente a maternidade conta com 2 salas cirúrgicas, 5 leitos pré-parto e 16 leitos de alojamento conjunto; atualmente a unidade passa por reforma de modernização para acolher ainda melhor as pacientes que procuram o serviço.

Texto com informações e foto PMTS

Mais de 400 testes foram realizados para detectar dengue e Covid em quatro UBS’s

 

Durante os três dias do feriado prolongado, dias 28 a 30 de março, a Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra manteve quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue e Covid. Neste período foram realizados mais de 400 testes.

Dos 325 testes de dengue: 166 foram positivos e 159 negativos. Para detectar a Covid foram realizados 85 testes: 18 positivos e 67 negativos.

As UBSs que permaneceram abertas foram Jacira, Salvador de Leone, Parque Paraíso e Valo Velho.  

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta, superior a 38°C;

Dor no corpo e articulações;

Dor atrás dos olhos;

Mal-estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

Caso tenha sintomas da doença, a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo da residência.

Moradores com sintomas de dengue podem procurar UBS’s de Itapecerica da Serra

Em média os dois Prontos Socorros de Itapecerica da Serra, localizados no Centro e no Jardim Jacira, atendem 1.400 pacientes diariamente. A Autarquia de Saúde afirma que o aumento nos atendimentos se dá pelos casos de dengue.

Devido a grande procura nos PS’s a Autarquia orienta os pacientes que estiverem com sintomas leves de dengue a procurar atendimento médico em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.

A pessoa contaminada deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores: muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.

A criança proveniente ou residente em áreas com transmissão de dengue também pode se enquadrar em um caso suspeito leve, desde que apresente quadro febril agudo entre 2 e 7 dias. Nessa situação, os pais ou responsáveis devem encaminhar o paciente para atendimento em uma UBS ou USF.

A Autarquia de Saúde ressalta que, “na região, é pioneira nas compras de testes rápidos, para um diagnóstico mais preciso e manejo clínico correto, e todas as unidades de saúde possuem o teste rápido”, afirma. O reforço visa atender à grande procura de pacientes pelas unidades de Pronto-Socorro do Jacira e Central.

Texto com informações e foto Departamento de Comunicação PMIS

Alunos de Itapecerica da Serra recebem projeto “+Saúde nas Escolas”

A cidade de Itapecerica da Serra passa a contar com o “Projeto + Saúde nas Escolas”. A iniciativa da Prefeitura em parceria com a secretaria de Educação “visa proporcionar atendimento médico para as crianças e adultos da rede municipal dentro das escolas”, afirma o órgão.

De acordo com a Prefeitura estão sendo disponibilizados serviços médicos de oftalmologia e otorrinolaringologia, “com principal diferencial de fornecimento totalmente gratuito de óculos e aparelhos auditivos para os pacientes diagnosticados com a necessidade”, pontua a Prefeitura.

Nessa primeira etapa do projeto, serão contempladas as crianças matriculadas no 5° ano da rede regular, 5° ano da educação especial e dos alunos da educação de jovens e adultos do (EJA). A comunicação do programa será realizada entre as escolas e os pais, realizando as devidas orientações e autorizações necessárias.

A iniciativa é praticamente fruto de emendas impositivas dos vereadores Gilberto Giba, Kinho Brito, Daniel Belchior e Val Santos.

Texto com informações e foto Departamento de Comunicação 

© 2015-2023 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site