Segurança

GCM prende novamente morador por ameaça; Polícia o indicia por homicídio tentado

 

Na manhã da última sexta-feira, dia 6 de dezembro, um morador em situação de rua foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra. Segundo consta no boletim de ocorrência, o suspeito teria ameaçado com uma enxada funcionários da Prefeitura, que tentavam limpar a praça João Pessoa, no centro. Ele é indiciado por homicídio tentado. A reportagem do Click Regional divulgou situação crítica enfrentada pelos comerciantes e servidores devido as atitudes violentas desse suspeito.

“Ao chegarmos na praça, com o motorista do caminhão e demais funcionários responsáveis pela limpeza, foram abordados pelo indiciado, que iniciou uma discussão, tentando impedir que o serviço fosse realizado. O indiciado, em seguida, passou a proferir ameaça contra todos os presentes, apanhou uma enxada e se dirigiu em direção ao caminhão da municipalidade, que temendo por danos ao veículo ou agressões aos servidores, o motorista seguiu o indiciado e teria sido alvo de um golpe de enxada que só não lhe acertou a cabeça em razão da esquiva do motorista”, afirma o boletim de ocorrência.

O boletim de ocorrência ainda detalha que o suspeito continuou proferindo ameaças e tentando intimidar as pessoas presentes, mas foi mobilizado pelos guardas municipais e conduzido à Delegacia central.

Consta no B.O que o indiciado, que parece portar algum transtorno mental e já possui registros anteriores de ameaças ocorridos na mesma praça pública “com o emprego de arma branca”, foi autuado em flagrante delito, pela prática de homicídio tentado. A enxada foi apreendida.

Briga entre motorista de ônibus e motociclista é registrada no São Marcos

 

Uma briga entre o motorista de um ônibus da viação Miracatiba com um motociclista foi registrada por moradores no Jardim São Marcos em Itapecerica da Serra. A situação lamentável e inusitada aconteceu em plena luz do dia, na última segunda-feira, dia 11 de novembro.

As agressões poderiam causar uma tragédia: um dos homens chegou a pegar uma barra de ferro para continuar agredindo o outro brigão, mas felizmente funcionários de uma obra, na rua Constantinopla, conseguiram conter toda a violência.

Imagens que foram registradas em vídeo mostram o momento que os dois homens se agridem durante uma briga de trânsito. O ônibus fazia a linha intermunicipal 239 – Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos) / Cotia (Terminal Metropolitano Cotia). 

Outro caso

Em outubro desse ano, um vídeo mostra outro motorista de um ônibus e um condutor de um carro trocando socos e diversas agressões, depois de uma colisão. Neste caso, o coletivo fazia a linha Embu das Artes – Jardim Santa Tereza/ São Paulo – Capão Redondo.

Com informações Diário do Transporte

Nova base da GCM é entregue em Itapecerica da Serra

 

Na última segunda-feira, 02 de dezembro, a Prefeitura, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, entregou a nova base da GCM, no prédio do Poupatempo, no centro de Itapecerica da Serra. A nova base leva o nome do GCM CD Valdeir Fortunato Cândido, um grande homem, pai de família e um profissional exemplar.

Cândido foi homenageado através de Projeto de Lei do prefeito Francisco Nakano. Os familiares e filhos de Cândido participaram da inauguração, que foi bastante emocionante.

O prefeito afirmou que este é um grande sonho realizado. “Missão cumprida ao entregar essa base aos senhores (GCMs) ”, declarou. Na ocasião foi formalizada a entrega dos novos coletes, já em uso pelos guardas municipais.

A cerimônia contou com a presença das autoridades: Secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Ricardo Cunha; Delegado Seccional, Hélio Bressan; Vereadores Irmã Rose e Cícero Melo, Major PM Rogério do 25º Batalhão de Polícia Militar, Comandante GCM Marcos Davi e Subcomandante William Ferreira.

Serviço:

Base da GCM

Local: avenida Eduardo Roberto Daher, 264, no centro da cidade.

Atendimento da GCM: segunda à sexta das 8h às 16h30. 

Emergências: 153

Administrativo: (11) 4667 9409.

Texto com informações e foto Departamento de Comunicação PMIS

GCM prende suspeito por tráfico e apreende grande quantidade de drogas no Branca Flor

 

Um suspeito de traficar drogas foi preso por guardas civis municipais da Romucam de Itapecerica da Serra, na última quarta (24/7), no jardim Branca Flor. Dentro da mochila dele, os GCM’s apreenderam 180 tubos de cocaína, 117 porções de maconha, 188 pedras de crack e R$ 433,60.

“Nas proximidades da rua das Hortência, um indivíduo que ao avistar as guarnições se evadiu com uma mochila nas mãos, após breve acompanhamento ele foi detido. No interior da mochila foram identificados diversas porções de substâncias aparentando ser entorpecentes e uma quantia em dinheiro”, afirmaram os guardas.

Os guardas afirmaram que foram até a residência do indivíduo “pegamos o RG e logo após todos se deslocaram a Delegacia de Polícia Central. A autoridade de Plantão ratificou a prisão em flagrante e o indivíduo ficou à disposição da justiça”, pontuaram.

GCM de Itapecerica da Serra atende em nova sede

 
 
A  Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra passou, desde o último sábado (23/11) a atender na nova base da corporação, que fica localizada na avenida Eduardo Roberto Daher, 264, no centro da cidade.
 
A nova base fica no mesmo prédio do Poupatempo, abaixo do serviço estadual. O atendimento da GCM acontece de segunda a sexta das 8h às 16h30. As emergências continuam sendo atendidas pelo telefone 153 e o administrativo (11) 4667 9409.
 
Segundo informações apuradas pelo Click Regional a nova base, que é alugada, ficou mais adequada para os Guardas. É mais moderna e ampla. Conta com estacionamento subterrâneo que abriga todas as viaturas. Além de vaga que atende a acessibilidade, tem rampa e banheiros adaptados.
 

Prefeitura de Itapecerica da Serra afirma que vai recorrer da decisão de condenação da Justiça em caso de GCM’s

 

A Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra informou em nota enviada ao Click Regional, que tomou ciência da condenação no valor de R$ 200 mil, afim de indenizar um jovem ‘por tortura e humilhação’ em ação de seis guardas municipais, por quase duas horas, em área de mato perto do Rodoanel em maio de 2023. “A Prefeitura entende que a condenação no valor fixado ultrapassou os limites do razoável. A Procuradoria Municipal já prepara o devido Recurso de Apelação”, afirma a nota.

De acordo com a nota, a Procuradoria visa com o recurso, eximir-se do pagamento da indenização. “Porém, se o Tribunal de Justiça de São Paulo mantiver a condenação, não restará alternativa ao Município, se não entrar com Ação de Regresso contra os Guarda Civis, visando o ressarcimento dos cofres públicos, também por entender que a sociedade, como um todo, não deve pagar por atos ilícitos praticados por poucos”, frisa a nota.

Ainda segundo a Prefeitura “houve um julgamento precipitado, que não aguardou, sequer, a conclusão do Processo Administrativo que a Municipalidade abriu para individualizar a conduta, de cada um dos Agentes, que teriam participado do evento”, pontua a nota. 

A Prefeitura esclarece que enão há Guardas Civis de Itapecerica da Serra presos, sendo certo que os envolvidos, foram designados para serviços administrativos até final decisão do mencionado Processo Administrativo, exceto um deles que se encontra foragido.

Por fim, a Prefeitura deixa claro que o ato de recorrer é da obrigação da Procuradoria Municipal, “até porque o procedimento criminal ainda não terminou e, o episódio que resultou na condenação do Município, se tratou de um ato isolado, até então nunca observado junto à Guarda Municipal de Itapecerica da Serra e que, por certo não mais se repetirá”, finaliza a nota.

Como aconteceu

De acordo com a Polícia Civil, os guardas passaram a ser investigados após denúncias apontarem que eles torturaram um grupo de jovens durante uma abordagem. Ao todo foram seis guardas civis envolvidos.

Seis jovens estariam em uma área de mato perto do Rodoanel empinando moto, quando os guardas civis chegaram após uma denúncia anônima. Uma das motos do grupo era clonada. 

Um dos jovens afirmou: “os guardas o ameaçaram de morte com arma, usaram spray de pimenta e os agrediram com pedaço de madeira. As agressões só terminaram quando a mãe e parentes de um deles chegaram até o local”.

À época, em maio de 2023, o delegado Luís Hellmeinster informou “os jovens também relataram que dois deles foram forçados a fazer sexo oral entre si”. As denúncias foram investigadas e, com base em vídeos e laudos periciais, a prisão temporária dos agentes foi pedida à Justiça. 

Em agosto de 2023 cinco GCM’s se entregaram a polícia e um continua foragido.

© 2015-2024 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site