A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra (GCM) adquiriu quatro decibelímetros; os novos aparelhos substituirão dispositivos obsoletos. Os equipamentos são utilizados para medir a intensidade do som em decibéis (dB); permitindo que a GCM determine se os níveis de ruído estão dentro dos limites permitidos pela lei de perturbação da tranquilidade.
“Vamos continuar buscando investimentos para fortalecer a nossa GCM e proporcionar maior qualidade no atendimento das necessidades da nossa população”, comentou o secretário de Segurança Pública, Zecas Oliveira.
Com a conquista será possível atuar em casos de denúncias de abusos de som; seja em eventos, festas, estabelecimentos comerciais ou até mesmo em veículos que transitem com som alto, conforme a legislação em vigor.
Serviço:
Guarda Civil de Itapecerica da Serra
Endereço: Av. Eduardo Roberto Daher, nº 264 - Centro (Prédio do Poupatempo)
Telefone: (11) 4667-9409
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Emergência 24 horas: 153, 4668-9393, 4668-1427
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto e foto Departamento de Comunicação PMIS
Uma adolescente de 17 anos, moradora do bairro Parque Paraíso, morreu em menos de 24 horas após consumir um bolo de pote entregue em sua residência, no último sábado (31/5), em Itapecerica da Serra. O caso foi registrado como morte suspeita e é investigado pela Polícia Civil.
A. L. de O. N, estudante de uma escola estadual no centro da cidade, recebeu o bolo de pote de um motoboy no sábado (31), por volta das 17h. Segundo relatos, a embalagem do produto continha o nome de uma marca, um telefone para contato e um bilhete conforme consta na foto: "Um mimo pra garota mais linda que eu já vi". A jovem consumiu o doce por volta das 18h e começou a sentir-se mal cerca de 30 minutos depois.
Mesmo com a ajuda do pai, que a levou a um hospital particular, onde passou por atendimento e, logo depois recebeu alta, A.L voltou a ter sintomas graves no domingo (1º). Ela chegou à unidade de saúde já sem sinais vitais. Consta no relatório médico que a jovem foi levada ao PS após vinte minutos de parada cardiorrespiratória. Apesar dos esforços da equipe médica para reanimá-la, ela não resistiu.
A reportagem do Click Regional teve acesso exclusivo ao boletim de ocorrência, no qual consta que o laudo preliminar apontou intoxicação alimentar como causa da morte.
A Polícia Civil de Itapecerica da Serra trabalha para elucidar as motivações do envio dos bolos. A investigação prossegue para esclarecer as circunstâncias da morte e apurar responsabilidades.
Exames complementares estão sendo realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a causa da morte de A.L.
Possíveis outros casos
A reportagem teve informações ainda não confirmadas, que antes do incidente, um homem teria comprado alguns bolos de pote e que outras jovens também teriam recebido e consumido os produtos. Uma dessas jovens chegou a ficar internada e já foi ouvida pela Polícia.
Texto atualizado 0h20 de terça, 3/6.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapecerica da Serra frustrou, no último domingo, 29 de junho, o furto de uma motocicleta no estacionamento do Supermercado Cercadão, localizado na Avenida XV de Novembro, região central da cidade.
Na manhã de quinta-feira (22/05), a Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou à nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, localizada na rua Augusto Baldusco, 16, Jardim Santa Isabel (Centro). A mudança gera economia para o município, uma vez que onde funcionava a antiga sede da GCM era um espaço alugado (embaixo do prédio do Poupatempo).
Na ocasião, o prefeito Ramon Corsini mencionou a previsão de contratação de mais guardas e anunciou uma importante conquista: por meio de uma contrapartida com a organização do Rodeio, o município receberá dois novos veículos: uma ambulância para a Autarquia de Saúde e uma viatura para a Guarda Civil Municipal.
Ele ainda informou que, com mais um corte de gastos, em breve outro prédio locado será devolvido: a base da GCM será transferida para a sede da Secretaria de Segurança, e o Poupatempo passará a funcionar em um espaço da Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, uma economia de quase R$600 mil por ano.
O novo espaço conta com oito salas: recepção; ouvidoria e corregedoria; setor de inteligência; diretoria; assessoria; gabinete do secretário, além de um amplo estacionamento.
Durante a cerimônia, o secretário Zecas agradeceu à secretária de Educação, Irani Roschel, pela cessão do espaço: o antigo prédio era utilizado pela Escola Municipal de Educação Especial Arco-Íris; e destacou que a adequação foi realizada sem custos financeiros.
O prefeito Dr. Ramon Corsini participou do evento e destacou a importância da nova sede: “Andei por toda a cidade e a população clama, principalmente, por saúde e segurança. Agradeço ao secretário Zecas e sua equipe, que colocaram a mão na massa, assentaram blocos, pintaram; isso fez a diferença. Se fôssemos contratar uma empresa, não estaríamos entregando esta sede agora, devido à burocracia e ao orçamento”.
O vice-prefeito Allan Dias celebrou os avanços recentes na área da segurança pública, parabenizou o secretário Zecas pelo trabalho e anunciou a inauguração da base da GCM no Valo Velho nos próximos dias.
Representando o secretariado municipal, o chefe de gabinete Pr. Márcio Roberto parabenizou o empenho de todos os envolvidos e estendeu os agradecimentos à Câmara Municipal, pelo apoio em todas realizações do mês.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração: primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Anali Corsini; secretário de Serviços Urbanos, Cepacol; secretário de Trânsito e Transporte, Adalberto Dias; secretário de Turismo, Fábio Faquim; secretário de Habitação, Rogério Silva; os vereadores: Cícero Melo (presidente da Câmara), Val Santos (2º secretário), Dr. Gustavo Mariani, Alex Napoleão, Carlinho Bandeira e Mauro Cavalheiro, o delegado Ivan Teixeira (Delegacia da Polícia Civil do Jd. Jacira), o assessor especial e presidente do Conselho de Segurança, Iberê Rocha, a presidente do CONSEG, Márcia Mota; representantes do Conselho da Mulher, além de diretores, assessores e membros da corporação.
Texto com informações e fotos Departamento de Comunicação PMIS