Segurança

 “Anoitecer mais Tranquilo” reforça segurança e reduz perturbações em Itapecerica da Serra

 

A implantação do programa “Anoitecer mais Tranquilo, no final de semana prolongado de Páscoa contou com o reforço de 50% no efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), viabilizado pela implantação da DEAC (Diária Especial de Atividade Complementar), que permite aos agentes atuarem em seus dias de folga.

O trabalho foi intensificado principalmente nas regiões que fazem divisa com São Paulo, como o Valo Velho e o Jardim Jacira, com a mobilização de 15 viaturas no plantão, incluindo equipes da ROMUCAM (patrulhamento com motocicletas) e da ROMU (viaturas de patrulhamento ostensivo).

Como resultado, a operação registrou dezenas de abordagens e mais de 30 apreensões de veículos, em sua maioria motocicletas flagradas realizando manobras perigosas — como empinar — e circulando sem escapamento, o que gerava perturbação sonora.

Além disso, bares, adegas e estabelecimentos que descumpriam a legislação referente ao sossego público foram fiscalizados, resultando em diversas autuações e no fechamento de locais irregulares.

Outro ponto de destaque foi a ampliação do atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, com atuação rápida da GCM, que conduziu agressores à delegacia, deixando-os à disposição da Justiça.

O subcomandante da GCM, Renato, avaliou positivamente a operação:

“Particularmente vejo pontos em que podemos melhorar, mas de um modo geral foi muito boa a atuação da Guarda Civil neste período. Já estamos planejando novas ações. Nossos principais objetivos são acabar com os roubos no período da tarde e da noite, e com as perturbações do sossego. A operação ‘Amanhecer Seguro’ já demonstrou redução nos crimes cometidos de madrugada”, comentou.

O comandante Luiz também celebrou os resultados:

“Recebemos diversos elogios pela atuação neste final de semana prolongado. Sim, há o que melhorar, mas a prática mostrou que estamos no caminho certo. A DEAC fará grande diferença na vida do cidadão”, afirmou.

Já o secretário municipal de Segurança Pública, Zecas Oliveira, destacou o apoio institucional e o impacto da iniciativa:

“O final de semana foi muito mais tranquilo. Com a implantação da DEAC, conseguimos aumentar o efetivo e, consequentemente, o atendimento das ocorrências. Vamos continuar trabalhando para garantir a tranquilidade e elevar a sensação de segurança do cidadão itapecericano. Agradeço aos vereadores, ao prefeito Ramon Corsini e ao vice-prefeito Allan Dias pelo apoio ao projeto”, concluiu.

O programa “Anoitecer Mais Tranquilo” integra um conjunto de estratégias voltadas à segurança pública no município, e novas ações já estão em fase de planejamento para os próximos finais de semana.

GCM de Itapecerica da Serra salva vítima de sequestro, recupera dinheiro roubado e prende criminoso

 

A rápida e eficaz ação da Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra resultou na liberação de uma mulher vítima de sequestro, na última quinta-feira, dia 9 de janeiro. Os criminosos foram interceptados devido a denúncia de um morador, no momento em que ela foi obrigada a sacar dinheiro de um banco, localizado no centro da cidade. A ocorrência só foi encerrada em Embu das Artes em perseguição, mas felizmente o dinheiro foi recuperado e o criminoso preso.

De acordo a corporação, a vítima foi sequestrada em Taboão da Serra. Os criminosos entraram no veículo dela e começaram a procurar bancos para realizarem saques da conta da mulher. “Quando já estavam sacando o dinheiro em um dos bancos do centro de Itapecerica da Serra, um cidadão viu a movimentação e estranhou, indo até a base da GCM e avisando da situação. Foi quando um dos GCM’s da acionou as viaturas na rede de rádio, que começaram o patrulhamento com vista ao veículo”, informaram.

Alguns minutos depois, uma das guarnições avistou o veículo que teria descumprindo a ordem de parada e começou a fugir. Já na cidade de Embu das Artes, o criminoso que estava dirigindo perdeu o controle do veículo e acabou batendo em outros carros. “A vítima foi liberada e o valor sacado recuperado. O indivíduo após o acidente correu tentando fugir, porém com o apoio da GCM de Embu das Artes, foi localizado e preso”, destacou a corporação.

O secretário de Segurança, Zecas frisou que a ocorrência representa bem o empenho e dedicação de todos os GCM’s de Itapecerica da Serra, inclusive com o apoio de sempre da população. “Em nome do comandante Luiz e o Subcomandante Renato, Parabéns a todos envolvidos nessa excelente ocorrência, e os demais GCM’s pela dedicação no dia a dia”, disse.

Operação “Anoitecer Mais Tranquilo” é implantada em Itapecerica da Serra

 

Após a implementação, nos primeiros dias de governo, do programa “Amanhecer Seguro” e do reforço do efetivo com a aprovação da DEAC (Diária Especial por Atividade Complementar), a Guarda Civil Municipal (GCM) lança a operação “Anoitecer Mais Tranquilo”. A iniciativa tem como objetivo principal reduzir os casos de perturbação do sossego em Itapecerica da Serra.

“Hoje estamos lançando o programa ‘Anoitecer Mais Tranquilo’, que busca atender e diminuir uma das principais reclamações da população: a perturbação do sossego. Isso só está sendo possível graças ao projeto da DEAC. Com o aumento do efetivo, conseguimos reforçar as ações e atender melhor às demandas dos moradores”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Zecas Oliveira.

Criminalidade

Apesar dos investimentos e das ações implantadas, moradores e comerciantes relatam casos de furtos de veículos, assaltos a residências e comércios. As autoridades policiais reforçam a importância de registrar todas as ocorrências para auxiliar nas investigações.

Em um dos casos recentes, dois homens em uma motocicleta pararam ao lado de outra moto, simulando que iriam estacionar. O passageiro, carregando uma mochila de entregador, desceu rapidamente, montou na moto estacionada e fugiu com o veículo. A ação durou poucos segundos. Mesmo com o registro por câmeras de segurança, a identificação dos criminosos foi dificultada pelo uso de capacetes.

As vias do centro da cidade são bastante movimentadas, com diversas vagas de estacionamento rotativo (Zona Azul), frequentadas diariamente por clientes de comércios, bancos e restaurantes.

Serviço

Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra

Comandante: Luiz Carlos da Silva

Subcomandante: Renato José Paulino de Souza

Endereço: Avenida Eduardo Roberto Daher, nº 264 - Centro (Prédio do Poupatempo)

Telefone: (11) 4667-9409

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CECOM – Centro de Comunicação (Emergência 24 horas):

153 | (11) 4668-9393 | 4668-1427

Itapecerica da Serra recebe ações para coibir criminosos e trazer segurança aos moradores

 

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra iniciou na madrugada desta sexta-feira (3 de janeiro) o programa “Amanhecer Seguro, que visa garantir maior segurança aos trabalhadores que iniciam suas jornadas nas primeiras horas do dia, reforçando a presença da Guarda em pontos estratégicos da cidade, conforme anunciado pelo prefeito Ramon Corsini em coletiva de imprensa.

O governo Corsini também revisou junto com os secretários de Segurança, José Carlos de Oliveira (Zecas) e de Trânsito e Transportes, Adalberto Dias, contratos para alinhar ações para otimizar os recursos públicos “haverá mais cortes de gastos”, afirmou o prefeito.

Também foi anunciada a volta do grupamento ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e a reabertura da Base da GCM da Mombaça, que agora funcionará 24h.

Amanhecer Seguro

“Recebemos a missão de proteger o cidadão no comando de uma das pastas mais importantes para o município. Tenho certeza que teremos total apoio do executivo nesta função”, disse o secretário, Zecas.

A iniciativa foi acompanhada pelo prefeito Ramon Corsini, vice-prefeito Allan Dias, secretário de Segurança, José Carlos de Oliveira (Zecas), comandante da GCM, Luiz Carlos da Silva e o subcomandante, Renato José Paulino de Souza.

“Estamos aqui na base da GCM, aproximadamente às 4h da manhã, iniciando um dos nossos compromissos que é o programa Amanhecer Seguro. É o momento onde reunimos grande parte do efetivo da GCM para levarmos até a população mais segurança, neste período das 4h às 7h da manhã, uma vez que os  indicadores mostram os maiores índices de crime”, disse o prefeito Ramon Corsini.

Segundo o vice-prefeito, Allan Dias, “essa é uma das maiores demandas que presenciamos no dia-a-dia nas ruas de nossa cidade; e hoje, no segundo dia de trabalho já estamos cumprindo com o nosso compromisso, iremos levar a sensação de segurança para a população itapecericana”.

Texto com infomações e foto Departamento de Comunicação / PMIS

GCM intensifica segurança na volta às aulas das escolas municipais

 

Com o retorno das aulas na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Segurança, intensificou as ações do programa Ronda Escolar, garantindo mais segurança para alunos, pais e profissionais da educação.

A iniciativa tem como objetivo principal coibir situações de risco no entorno das escolas, proporcionando um ambiente mais tranquilo para a comunidade escolar. As equipes da Guarda Civil Municipal realizam rondas preventivas, inibindo qualquer tipo de ocorrência que possa comprometer a segurança dos estudantes.

Além da presença constante nos horários de entrada e saída, a Ronda Escolar também atua de forma educativa, orientando os alunos sobre cidadania e respeito às normas de convivência.

 Texto e foto Departamento de Comunicação PMIS

Reclamações e tragédia marcam véspera e Natal em Itapecerica da Serra

 

A noite do dia 24 de dezembro foi marcada pela união e felicidade das famílias reunidas nas ceias de Natal, mas também por diversas reclamações dos moradores devido ao excesso de barulho causado por motociclistas “sem escapamento” e em alta velocidade. Segundo informações apuradas pelo Click Regional, jovens passaram a madrugada buzinando pelas ruas da cidade. Já na manhã desta quarta-feira de Natal, 25 de dezembro, um acidente envolvendo motos na Rua Solimões, bairro Santa Júlia, em Itapecerica da Serra, resultou em uma morte. A vítima fatal estaria empinando a moto e sem capacete no momento do acidente. Outra pessoa também ficou ferida, segundo a GCM.

“Espero que essa pessoa [que morreu] não tenha participado com outros jovens que passaram a madrugada toda buzinando para cima e para baixo. Tem uns sem escapamento de moto até carro. Vamos dar uma atenção aí, Guarda Municipal e Polícia Militar. Conto com vocês para evitar mais acidentes”, afirmou Andressa, moradora do bairro.

Informações indicam que o jovem acidentado estava fazendo esse exibicionismo com moto sem escapamento e sem equipamentos de segurança. Os dois jovens foram socorridos ao Pronto Socorro do Jacira. Um deles morreu no PS.

Sobre as ações para coibir as motos ´barulhentas´, o subcomandante da GCM, William destacou: “atuamos de forma pontual, de acordo com as solicitações e mais de 20 motos foram apreendidas”, afirmou.

Foto divulgação Tubenettv / PMIS

© 2015-2024 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site