Cultura

Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes reabre neste domingo, dia 18

A Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes retoma suas atividades neste domingo, 18 de abril respeitando todos os protocolos sanitários do setor, determina o decreto 2.185 do prefeito Ney Santos, publicado na sexta, dia 16/4. A cidade entra na fase de transição do Plano São Paulo, onde comércios de rua podem reabrir das 11h às 19h com 25% de sua capacidade. 
A Feira que já virou patrimônio histórico de Embu das Artes atraí turistas por tantas obras de artes distribuídas em quatro quarteirões. Quem visita a feira se encanta com os artesanatos, pinturas, esculturas, roupas, decoração entre outros produtos produzidos por expositores.
Além das bancas da Feira, quem visita Embu das Artes se sente acolhido pelo clima interiorano devido as vielas cheias de estilos e construções rústicas, sem contar nas refeições deliciosas que podem ser consumidas nos restaurantes localizados nestes quatros quarteirões.
Foto Prefeitura de Embu das Artes  

Inscrições abertas para estudar música de graça em Embu

Texto Alex Natalino e foto Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu 
 
Projeto Guri 2021 - Polo Embu das Artes está com as inscrições abertas até 19 de fevereiro para o “cadastro de interesse de matrícula” a cursos gratuitos de música. Podem participar crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos e, quem tem mais de 18, pode se cadastrar para a formação de “iniciação musical para adultos”.


PREENCHA O FORMULÁRIO NESTE LINK

As aulas acontecerão no Polo Embu das Artes que fica no Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 390, Quinhaú) e começam no dia 22 de fevereiro. Para participar, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio em música ou possuir instrumento musical.

Os alunos e alunas podem optar por instrumentos como violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, fagote, oboé, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, contrabaixo elétrico e guitarra, entre outros, e os cursos têm duração de dois a quatro anos. O programa também oferece aulas de canto.

Em parceria com a Secretaria de Cultura de Embu das Artes, o Projeto Guri é um programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura.

Para mais informações, ligue no tel. (11) 4785-3683 da Secretaria Municipal de Cultura.

Prefeitura de Embu não abre na próxima semana

Entre os dias 15 e 19 de fevereiro, a Prefeitura de Embu das Artes não terá expediente. O Decreto 2118/2021, declara ponto facultativo de 3 dias (data comum de Carnaval), e devido ao feriado de Emancipação do município (18/02), emendado com a sexta-feira. 

 
Apenas os serviços essenciais e de interesse público como pronto-socorros, Guarda Civil Municipal (GCM), serviço funerário e SAMU atenderão sem interrupção. 
 
O Restaurante Popular Josué de Castro abrirá normalmente apenas na segunda (15/02) e quarta (17/02). Na terça, quinta e sexta estará fechado. 
 
Na área de turismo e lazer, a Feira de Artes e Artesanato funcionará entre 15/02 e 19/02, das 11h às 18h, porém apenas com algumas barracas, pois nesses dias será facultativa a presença dos expositores.  O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) atenderá normalmente todos os dias. 
 
O Parque Francisco Rizzo também estará aberto ao público diariamente das 6h às 20h. 
 
Já a Praça de Alimentação não está em operação devido ao momento de reforma estrutural.

Monumento no centro de Itapecerica da Serra é revitalizado

A Prefeitura de Itapecerica da Serra está revitalizando o “Monumento para a Minha Cidade”, localizado na Praça 14 de Julho, uma das principais rotatórias no centro do município.

No início acontecerá a restauração do concreto, limpeza da escultura e roçagem e jardinagem da praça.

De acordo com a Prefeitura a ideia é mostrar as belezas que a cidade pode oferecer, numa parceria entre Secretaria de Cultura e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

O Monumento

Trata-se de um monumento em bronze fixado na Praça 14 de Julho, próximo à entrada da área central da cidade ao final da Avenida XV de Novembro. Inaugurado em 15 de junho de 2002, foi criado pela renomada artista plástica, residente na cidade, Norma Santaella.

As figuras em bronze representando os vários segmentos sociais e étnicos, que compuseram o povoamento da cidade, mostram, em três etapas históricas distintas, a representação do aldeamento, da imigração europeia e da migração nordestina. Os personagens aparecem perfilados em três placas de concreto. 

Um a um, os arquétipos do “povo” itapecericano compõem um grupo de 14 pessoas de corpo inteiro em um tamanho aproximado ao natural. Um padre segura uma pomba na mão esquerda, repertório da imagem extraída da tradição cristã que representa o Divino Espírito Santo, sendo seguido pela figura de um homem indígena e outros personagens negros, brancos, e, por fim, uma esquálida família, similar à clássica imagem de migrantes nordestinos difundida por alguns pintores modernistas, como Cândido Portinari. 

Na última placa, a escultora Norma Santaella desenhou figuras populares significando que a população estará sempre aumentando, em continuidade, ao longo do tempo, com o advento de outros habitantes.

Texto com informações e foto Departamento de Comunicação da Prefeitura

Feira de Embu das Artes volta a funcionar neste final de semana

Devido à suspensão das restrições da fase vermelha do Plano SP para todo o estado nos fins de semana, divulgada pelo Governo Estadual nesta quarta-feira (03/02), a Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes funcionará no próximo sábado e domingo, das 11h às 18h, dentro das orientações do protocolo sanitário estabelecido.


A atividade da Feira não ocorreu no último fim de semana por determinação do Decreto Estadual nº 65.487, classificando a região na fase vermelha, que autorizava a abertura apenas de comércios e serviços essenciais, visando conter a disseminação da covid-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde.
 
Texto e foto Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Embu das Artes
 

Carnaval em Taboão terá histórias das escolas de samba nas redes sociais da Prefeitura

Texto com informações e foto Renata Gomes

Sem sair de casa, mas com atrações neste Carnaval. Nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro, às 16h, os moradores de Taboão vão contar com uma programação especial a fim de resgatar as histórias de algumas agremiações de escolas de samba da cidade. Em vídeos, nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Taboão.

De acordo com o secretário de Cultura, Binho, o evento virtual foi idealizado como forma de fazer um resgate histórico e valorizar os carnavalescos da cidade. “Taboão da Serra é uma
cidade que exporta talentos para todo o Brasil! Com essas atrações virtuais, neste momento de pandemia, nossa indicação é para todos curtirem o carnaval em casa, evitando
aglomerações para controle da epidemia do coronavírus”, destacou.

O compositor, músico e cantor Luciano César de Oliveira, da Secretaria de Cultura de Taboão da Serra, fez as entrevistas com os presidentes, representantes e porta-bandeira das escolas
de samba. “Foi gratificante poder gravar com pessoas que fizeram história em nossa cidade e será melhor ainda compartilhar com a população que vai ter a oportunidade de lembrar de
bons tempos do carnaval de Taboão”, comemorou.

Confira a programação virtual. Acesse as redes sociais para assistir os vídeos. Estreia às 16h
Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradetaboao
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTbcnvOTjZfjxAbcHMijBsQ
Sábado, 13/02 – Unidos do Maria Rosa
Domingo, 14/02 – Unidos do Redentor
Segunda, 15/02 – Unidos do Morro
Terça-feira, 16/02 – Criolé Passista Nota 10 de Taboão da Serra
Legenda: Carnaval Virtual nas redes sociais da Prefeitura de Taboão da Serra exibirá vídeos
com histórias de escolas de samba da cidade.

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site