logo site

Educação

Educação de Itapecerica e Embu fica abaixo da meta no IDEB

Educação das cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes ficou abaixo da meta estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Itapecerica obteve 6.1 de IDEB em 2019. A meta era de 6.3. A cidade caiu na meta se comparada com 2017 de 6.3 para os atuais 6.1.

Embu das Artes também teve uma pequena queda se comparada com 2017, de 6.2 para os atuais 6.0. A meta em 2019 era de 6.1.

A meta para 2021 é de 6.5 na educação de Itapecerica. E, em Embu 6.3.

Foto divulgação 

Atividades remotas na educação de Taboão retornam dia 10 de fevereiro

O retorno das atividades remotas na rede municipal de ensino de Taboão da Serra acontece dia 10 de fevereiro. Não há previsão para a volta das aulas presenciais, informou a Prefeitura.  

 
As atividades remotas serão realizadas pelos alunos através de apostilas e do Aplicativo Google Sala de Aula. 
 
A data foi definida pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, formado pelas Secretarias de Educação, Saúde, Governo, Fazenda e Comunicação.
 
Desde de março de 2020 os mais de 31 mil alunos da rede municipal estão sem aula presencial devido a pandemia do coronavírus. O método remoto de ensino começou a ser implantado e realizado em abril.
 
Foto divulgação diarioescola

Aulas presenciais em Itapecerica só retornam em 2021, decreta Jorge Costa

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa decretou, no último dia 8 de setembro, que as aulas presenciais nas escolas municipais da cidade só retornem em 2021.  

 
O decreto especifica "manutenção da suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal da Educação até o final do ano letivo de 2020, com o retorno das aulas presenciais no ano letivo de 2021". 
 
 O documento leva em consideração o "estado de calamidade" em razão da pandemia do novo coronavírus e ainda "que a rede de ensino envolve diretamente cerca de 20 mil pessoas que podem ser passíveis de contaminação", dentre outras. 
 
O decreto deixa por decisão das escolas particulares e estaduais retornarem as aulas este ano.  "Fica facultado as escolas particulares e estaduais acatarem as decisões contidas neste decreto ou as determinações do Estaduais, desde que atendidas todos os protocolos de distanciamento social e fitossanitários, mediante aprovação prévia de protocolo a ser submetido ao comitê de Prevenção e Enfrentamos do novo coronavírus".
 
Coronavírus  
 
Nesta quinta, dia 10, Itapecerica contabilizava 137 mortos em decorrência do novo coronavírus. 18 óbitos não confirmados. 1.629 casos de pessoas confirmadas e 1.332 pessoas curadas.

Primeira escola em período integral é inaugurada no jardim Clementino em Taboão

A primeira escola municipal em período integral foi inaugurada na manhã desta segunda, dia 21 de dezembro. A EMI Pica-Pau Amarelo foi construída no bairro Jardim Clementino e tem capacidade para atender até 300 alunos na cidade de Taboão da Serra.
 
"Hoje é dado o primeiro passo para o ensino em período integral na cidade. Esse sonho está previsto no orçamento", afirmou o prefeito. "Fomos um dos governos que mais contribuiu para Taboão chegar onde chegou, não só em número, mas em qualidade", ao citar também a nota de 6,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
 
Ao longo dos últimos oito anos foram entregues as EMIs Pixuquinha (Jardim Bontempo), Sansão (Salete), Luca (Saint Morritz), Cuca (Irapuã), Aninha (Record), Jurema (Parque Pinheiros) e EMEBS (Jardim Bontempo).
 
Mais de dez escolas municipais foram reformadas, a Dorinha e a Chico Bento, por exemplo, tiveram o número de alunos atendidos mais que duplicados, afirmou o mandatário.
 
Fernando salientou que a cidade municipalizou a educação e conta com mais de 31 mil alunos. Ele falou da importância do professor para a transformação da educação da criança. "Os professores tem o dom de mudar vidas, tornando as pessoas vencedoras".
 
A nova escola que fica na rua Tsuruki Tauno, ao lado da UBS Clementino, é térrea, possui cerca de 900m² de área construída e tem capacidade para atender até 300 alunos, de 0 a 6 anos, dos quais 150 já estão matriculados. A escola foi projetada para receber os pequenos com segurança, além de promover a inclusão social na região.

 

A EMI do Clementino conta com oito salas, refeitório, lactário, sanitários acessíveis, dois pátios sendo um coberto e um aberto, solário e cozinha. A obra custou R$2.999.997,34 e foram usados recursos próprios da Prefeitura no pagamento.

Texto com informações Assessoria de Imprensa e foto Cléo Ramos - jornal O Alvo

 

 

Jovem realiza pesquisa em Taboão e Itapecerica sobre o ensino publico a distância

O ensino a distância tem sido um grande desafio para os alunos e os professores durante esta quarentena devido ao novo coronavírus. Dados do projeto "Fronteiras Educacionais" apontam que alunos alcançados das cidades de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes com a pesquisa mostraram que este tipo de ensino "é estressante, desgastante e cansativo", já os professores tem encontrado dificuldades "em conciliar as atividades profissionais com as de casa, mas estão se adaptando". 
 
O jovem Matheus Hengles, de 17 anos estudou ensino fundamental e médio na escola Salvador de Leone em Itapecerica e é dele a iniciativa de pesquisar sobre as adaptações, dificuldades e desafios do ensino a distância. Hengles também realiza palestras motivacionais sobre vivências educacionais, ensino no exterior, entre outros assuntos. 
 
A pesquisa demonstra que 90% dos alunos e professores entrevistados acreditam que "grupos com professores acostumados com aulas a distância iram ajudar no ensino". 80% deles apontam "que palestras educacionais seriam um instrumento benéfico para os estudantes". 
 
De acordo com o jovem a pesquisa "buscava coletar informações e sugestões que serão usadas para amenizar os efeitos negativos que o ensino a distância possui em algumas regiões", explicou.
 
Palestra 
 
50% do valor arrecadado será revertido para comprar cestas básicas para famílias carentes. As palestras serão online confira como adquirir ingresso e para formulário de inscrição. 
 
 
Link para o fórmulario (necessário preencher para participar): https://forms.gle/EA9EjEYXv6esmkaN9


Jardim Clementino vai receber na segunda, 21, uma nova escola infantil 

Na segunda-feira, dia 21 de dezembro, vai ser entregue a oitava escola infantil durante a administração do prefeito Fernando Fernandes. A EMI Pica-Pau Amarelo fica na rua Tsuruki Tauno, ao lado da UBS Clementino. A cerimônia de inauguração está marcada para acontecer às 10h. 

 
A nova EMI Pica-Pau Amarelo é térrea, possui cerca de 900m² de área construída e tem capacidade para atender até 300 alunos, de 0 a 6 anos, dos quais 150 já estão matriculados. A escola foi projetada para receber os pequenos com segurança, além de promover a inclusão social na região. 
 
A EMI do Clementino conta com oito salas, refeitório, lactário, sanitários acessíveis, dois pátios sendo um coberto e um aberto, solário e cozinha. A obra custou R$2.999.997,34 e foram usados recursos próprios da Prefeitura no pagamento. 
 
Outras conquistas
 
Ao longo dos últimos oito anos foram entregues as EMIs Pixuquinha (Jardim Bontempo), Sansão (Salete), Luca (Saint Morritz), Cuca (Irapuã), Aninha (Record), Jurema (Parque Pinheiros) e EMEBS (Jardim Bontempo). Para o prefeito Fernando Fernandes este é mais um dos legados que deixa para a cidade.
 
“Nosso governo sempre foi marcado por grandes obras. Nessa administração inauguramos o Poupatempo, o Bom Prato, a ETEC e a Arena Multiuso. Na área da Educação, temos orgulhos de entregar mais essa escola municipal, que é a oitava e que com certeza mudará de forma positiva a vidas das crianças na cidade”, afirmou. 
 
De acordo com a Prefeitura de Taboão devido as novas escolas foi possível aumentar a capacidade de atendimento em cerca de seis mil novas vagas. Além de realizar medidas administrativas e parcerias com entidades sociais. 
 
Serviço: 
 
Inauguração EMI Pica-Pau Amarelo (EMI Clementino) 
21 de dezembro de 2020, às 10h
Rua Tsuruki Tsuno, s/n, Jardim Clementino
 
Com informações Assessoria de Imprensa e foto Ricardo Vaz / PMTS

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site