Os vereadores de Itapecerica da Serra seguiram o pedido do sindicato dos servidores municipais e pediram vistas por dez dias ao Projeto de Lei do executivo que revisa remuneração de todos os funcionários públicos em 3%.
Como justificativa ao pedido de vistas, os vereadores apontaram “a necessidade de mais discussões entre o executivo e os servidores, possibilidades para melhorias do valor do vale-alimentação”. “Esse pedido de vistas não quer dizer que estamos contra os servidores”, justificou o presidente da Câmara, Val Santos.
Bastante crítico Val chegou a afirmar que o sindicato é a minoria. “A maneira como está sendo conduzido está errada. A Câmara não tem participação e quem decide é a casa”, observou. “O sindicato sabia que não ia acalçar o desejado. Porque não foi avisado para os servidores? Não venha fazer politicagem”, frisou.
Na noite da última quarta-feira, servidores e representantes do sindicato estiveram na Câmara e pediram as vistas.
Em mensagem enviada ao Legislativo assinada pelo prefeito Francisco Tadao Nakano, o mandatário observa que a proposição não contempla índices ideias para o reajuste geral.
“Embora se possa reconhecer que a proposição não contempla índices ideais para contemplação do reajuste geral de 2022, por oportuno, cabe fazer referência a recende readequação nas tabelas de vencimentos básicos dos servidores da Prefeitura, Autarquia Saúde — IS e ITAPREY, por meio da Lei Municipal no 2.924, de 17 de fevereiro de 2022”, afirma.
Além disso, na mensagem anexa a PL, o prefeito destaca que “o município vem buscando mecanismos possíveis para viabilizar melhoria salarial para os servidores, e neste momento, o percentual possível encontrado foi de 3% (três por cento), em vista das limitações financeiras que temos enfrentado”.