Pressão da água em SP e cidades da região será reduzida por mais tempo a partir desta segunda, 22/9
Pressão da água em SP e cidades da região será reduzida por mais tempo a partir desta segunda, 22/9
Karen Santiago
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) recomendou à Sabesp a ampliação do tempo de redução da pressão da água na Grande São Paulo. A medida, que até agora vigorava por oito horas diárias, passará a durar dez horas a partir da madrugada desta segunda-feira (22). Desde 27 de agosto, a pressão vinha sendo reduzida das 21h às 5h. Agora, o corte temporário começará mais cedo, às 19h, e seguirá até as 5h do dia seguinte.
Segundo a Arsesp, a decisão é motivada pela ausência de previsão de chuvas e pelo baixo nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana.
Medida preventiva
Em nota, a Sabesp afirmou que a ação é preventiva e temporária, obedecendo deliberação da Arsesp. O objetivo é diminuir perdas, evitar vazamentos e garantir a preservação dos mananciais.
A companhia destacou que imóveis com caixas-d’água sentirão menos impacto da mudança e reforçou a importância do uso consciente da água pela população.
Risco de desabastecimento
Embora a medida seja considerada estratégica para reduzir perdas em vazamentos subterrâneos, bairros mais altos e distantes do centro da capital podem sofrer com a falta d’água durante a noite.