Cotidiano

Alô Doutor já monitorou mais de 3 mil pacientes com suspeita de Covid em Taboão

O Alô Doutor, serviço de consulta remota da Prefeitura de Taboão da Serra, segue atendendo moradores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Desde o início do serviço até agora, já foram monitorados 3.227 pacientes e no mês de maio 330 pessoas. O serviço atende pelo número 4788-7700, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O Alô Doutor é indicado para pacientes que estejam com sintomas leves de Covid-19. Caso o morador de Taboão da Serra apresente sintomas que indicam agravamento como falta de ar ou dificuldade respiratória deve procurar atendimento médico presencial imediatamente.

O prefeito Aprígio ressaltou as vantagens da consulta remota. “Pensamos no Alô Doutor como uma estratégia de saúde em que o paciente pudesse falar com um médico, ser consultado sem precisar sair de casa, diminuindo os riscos de exposição. Depois de implantado, ampliamos os serviços do Alô Doutor com a entrega de remédios na casa do paciente”, completou.

Eliana Xavier, moradora do Jardim Maria Rosa, é uma das pacientes que foram atendidas pelo Alô Doutor.     Pelas redes sociais da Prefeitura, ela relatou que estava com sintomas gripais, com medo de buscar atendimento presencial devido ao risco de contaminação e resolveu ligar para o Alô Doutor. "Fiquei estarrecida com a qualidade do serviço. O atendimento inicial foi tão receptivo que me senti abraçada. Quanta empatia, quanta educação”, disse. “A Dra. Juliana me ligou e foi maravilhosa e, para minha surpresa ela me informou a prescrição dos remédios e que os mesmos seriam entregues em minha casa via motoboy. Fiquei tão emocionada por ter a oportunidade de testemunhar a qualidade, cuidado e a preocupação de vocês com a população nesse momento de pandemia. O serviço é impecável, afetuoso e nos abraça e dá colo em dias difíceis. Muito obrigada pelo Alô Doutor e pelo amor com que me atenderam”, completou em mensagem enviada pelo Facebook. 

O secretário de Saúde José Alberto Tarifa, explicou como funciona o serviço. “Os moradores que estão com sintomas gripais podem entrar em contato com o Alô Doutor para consulta remota. Nossa equipe médica conversa com os pacientes, prescreve medicamentos para alívio dos sintomas, encaminha para testagem e esclarece dúvidas sobre o tratamento”, afirmou. 

 

Serviço:
Alô Doutor
Telefone: (11) 4788-7700
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

UPA Dr. Akira Tada
Estrada de São Francisco, 2400, Jardim Helena
Funcionamento: 24h

 
Texto com informações Vera Sampaio e foto divulgação/PMTS

Aprígio anuncia novo crédito no Cartão Merenda na Mesa

 
 
O prefeito Aprígio anunciou que a partir desta terça-feira, dia 15 de junho, será liberado um novo crédito no Cartão Merenda na Mesa. Com esse repasse serão mais de R$ 6 milhões destinados a merenda das crianças Taboanenses que estudam nas escolas municipais. São quase 30 mil alunos beneficiados.
 
Aprígio afirmou que recebe muitas mensagens de pais agradecendo o Cartão Merenda neste período de pandemia. "O Cartão Merenda na Mesa é mais uma inovação que trouxemos para Taboão. Isso significa muito para as famílias Taboanenses", salientou. 
 
O prefeito declarou que o momento é difícil mas que tem como compromisso garantir alimento na mesa. "Com esse cartão nós proporcionamos a liberdade de escolha dos pais, para levar para suas mesas o que seus filhos realmente precisam para ter uma alimentação de qualidade", pontuou.
 
Aprígio destacou ainda que o Cartão Merenda na Mesa é um grande aliado da economia local. "Em quase 40 dias nós injetamos mais de R$ 6 milhões nos comércios locais da cidade", disse.
 
Por fim ressaltou que o trabalho é árduo "mas o seu governo defende a vida e alimentação na mesa".

Campanha do Agasalho “Aquece Taboão” começa em 22/06

A Campanha do Agasalho 2021 - “Aquece Taboão” se inicia na próxima terça, dia 22 de junho. A ação, que é promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, tem como objetivo arrecadar roupas, calçados e cobertores novos ou usados em bom estado e higienizados que serão distribuídos a quem mais precisa. 

 
Quem quiser colaborar pode doar roupas novas ou usadas em bom estado, adulto ou infantil, como calças, camisetas, blusas de frio, toucas, luvas, meias, além de cobertores. Devido à pandemia da Covid-19, é recomendando os itens sejam higienizados antes da doação.  
 
As peças podem ser doadas no próprio Fundo Social de Solidariedade, em uma das 12 Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência em Assistência Social e Cidadania (CRAS), Delegacias de Polícia, entre outros postos que estarão identificados com as caixas de arrecadação. 
 
Após receber as doações, o Fundo Social de Solidariedade fará varais solidários itinerantes. Isto é, as peças recebidas serão expostas em pontos estratégicos, como CRAS, onde as famílias que mais precisam poderão escolher as roupas conforme a necessidade.  
 
O prefeito Aprígio destacou que questões sociais são prioridades da administração. “Nossa gestão tem um olhar apurado para as questões sociais. Não queremos que nenhum taboanense sofra, por isso, faremos o que for preciso para melhor a qualidade de vida na cidade, diminuir a desigualdade social e cuidar de quem mais precisa”, destacou. 
 
Responsável pelo Fundo Social de Solidariedade, o secretário de Assistência Social Wagner Eckstein, pede o auxílio de todos. “Em casa a gente sempre tem uma roupa, um calçado ou cobertor que estão em bom estado e que não usamos mais. Essas peças podem fazer a diferença na vida de quem precisa. Por isso, pedimos a contribuição de todos que puderem nos ajudar doando esses itens. Faça sua parte e deixe um taboanense bem aquecido neste inverno”, disse.
 
 Onde doar? - Unidades Básicas de Saúde - Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) - Delegacias de Polícia - Fundo Social de Solidariedade 
 
Serviço: Fundo Social de Solidariedade de Taboão da Serra Rua Marechal Floriano Peixoto, 242, Jardim Saporito Telefone: (11) 4701-9021 Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 
 
Texto com informações Vera Sampaio e foto divulgação/PMTS

Em 14 dias, 57 pacientes receberam alta médica da UPA de Taboão

De 1° a 14 de junho, cinquenta e sete (57) pacientes receberam alta médica após ficarem internados por um período na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taboão da Serra. 
 
Neste período, nove mortes foram registradas. Em 14 dias, 32 pacientes conseguiram transferência para leitos de Unidade de Terapia Intensiva em hospitais do Estado de São Paulo. 
 
Alô Doutor 
 
A cidade conta com atendimento "Alô Doutor". Em caso de suspeita de infecção por coronavírus os moradores podem entrar em contato pelo telefone (11) 4788 7700.
 
O atendimento acontece das 7h às 19h. Uma equipe médica atende os pacientes sem que haja necessidade dos moradores saírem de casa.
 
Foto Ian de Freitas/PMTS

Espaço do Trabalhador de Taboão da Serra oferece 34 vagas de emprego

O morador de Taboão da Serra que está desempregado pode encontrar uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho através do Espaço do Trabalhador, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Esta semana a pasta, em parceria com empresas e comércios da região, oferece 34 oportunidades de emprego. Interessados que atendam ao perfil das vagas devem encaminhar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As vagas são válidas até o dia 25/06.

Dentre as vagas anunciadas, as que mais oferecem oportunidades são para os cargos de jardineiro com sete vagas e de auxiliar de jardinagem com cinco. Para auxiliar de cozinha, cozinheiro, auxiliar de expedição e consultor de negócios há duas oportunidades para cada. 

Já os demais cargos oferecem uma vaga: serralheiro; projetista 3D; limpador de vidros; terapeuta ocupacional; torneiro mecânico; ajudante geral; técnico mecânico; fiscal de loja; assistente de manutenção; assistente de contas a pagar e receber; eletricista; auxiliar de estoque; auxiliar de manutenção; e serralheiro ½ oficial.

Serviço:
Espaço do Trabalhador de Taboão Da Serra
Telefone: (11) 4788-7888, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto Vera Sampaio e foto divulgação/PMTS

 2º Mutirão de Castração de cães e gatos em Taboão será realizado no final de semana

No próximo final de semana, dias 19 e 20 de junho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taboão da Serra realiza realiza o 2º Mutirão para castração de cães e gatos. Os animais contemplados na ação estão na lista de fila de espera pelo serviço gratuito da Prefeitura desde o ano passado.

O mutirão será realizado com horário marcado, para evitar aglomerações, atender os protocolos de distanciamento social e cuidados contra a proliferação da Covid-19. “Os munícipes que estão na fila de espera são avisados por nossa equipe para comparecer no horário marcado. Por isso, pedimos que mantenham o telefone atualizado para contato e também fazemos o apelo para não faltar”, afirmou a diretora do CCZ, Andreza Santos.

O CCZ de Taboão da Serra realiza, desde o início do mês de maio, o cadastro por telefone para o agendamento do serviço de castração de cães e gatos.

Ligue para 4786-3287, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar o cadastro de seu animal de estimação e no dia agendado da castração leve os documentos necessários.

1° mutirão

No primeiro mutirão realizado em maio, 283 animais foram atendidos e a força tarefa contou com colaboradores do CCZ e voluntários de proteção animal. A diretora do CCZ também destaca que além de frear o aumento populacional de animais e a consequente elevação no número de abandonos, o procedimento traz benefícios para a saúde dos animais e da população. “A cirurgia de castração impede o desenvolvimento de doenças, como câncer de mama, nas fêmeas, e de próstata, nos machos”, disse Andreza.

O prefeito Aprígio destacou a importância de realizar os mutirões. “Quando cuidamos do bem-estar dos animais, também cuidamos do bem-estar da população. Por isso, estamos realizando essas forças tarefas através dos mutirões para atender quem está na fila de espera. Neste período de pandemia o serviço estava sendo realizado de forma reduzida e agora retomamos com todos os cuidados necessários para garantir segurança aos animais, dos profissionais e da população".

Texto com informações Renata Gomes e foto divulgação/PMTS

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