Os moradores do bairro da Lagoa, em Itapecerica da Serra afirmam que estão vivendo com medo de sair de casa. O bairro tem sido alvo de criminosos. São registrados assaltos a mão armada, sequestros relâmpagos, invasões de residências e abordagens nas principais vias do bairro, não importa o horário.
De acordo com os moradores somente em fevereiro, quatro caminhões foram assaltados, duas casas invadidas e roubadas, uma tentativa de sequestro e quatro sequestros relâmpagos. Todos os eventos no bairro da Lagoa, um bairro tradicional da cidade, com muitas chácaras e sítios. As abordagens dos bandidos são feitas de moto e de carro, todos sempre armados.
“As câmeras de segurança nas ruas e nos estabelecimentos comerciais já não intimidam mais. No bairro do Jardim Nissalves, uma empresa foi invadida por bandidos armados em uma moto e seus funcionários foram roubados e agredidos a coronhadas. Com tudo isso, os moradores da cidade não têm visto viaturas da polícia circulando pelos bairros, o que ajudaria no combate à violência”, informam os moradores.
O secretário de Segurança da cidade, Dr Gustavo afirmou ao Click Regional, que está acompanhando todas as ocorrências que tem acontecido na cidade. “Nos reunimos com o prefeito e vereadores na prefeitura (dia 2/3) para uma reunião estratégica para viabilizar um cerco através de vídeo monitoramento através de uma parceria, privada, Polícia Militar e GCM. Já intensificamos as rondas e abordagens por toda a cidade”, afirmou.
Ainda segundo o secretário “Infelizmente a gente se depara com muitas dificuldades na atuação por parte do GCM, incluindo a falta de efetivo. O município não tem novas contratações desde 2018, são seis anos com esse déficit. No final de 2022 o Prefeito Dr Nakano realizou o ajuste do plano de carreia da guarda e com isso criou novas 35 vagas o que permite um aumento de 1/3 da tropa, começando a chegar ao número ideal, o que já deve acontecer no ano de 2023. É importante ressaltar que a GCM trabalha incansavelmente para garantir a segurança do município que possui 151 km quadrados”, frisou.