O corpo do pequeno Gael de 7 anos foi velado e sepultado sob forte comoção, na tarde desta segunda-feira, 27/1, no cemitério Vale dos Reis em Taboão da Serra. O garotinho morreu após ser arrastado por uma enxurrada para uma galeria de água pluvial, por volta das 15h do último domingo (26/1), dentro do Parque do Povo, onde passeava com a família. Por volta das 20h20, o Corpo de Bombeiros confirmou que o garoto foi encontrado já sem vida. Uma tragédia que entristeceu os moradores de Itapecerica da Serra. O governo municipal decretou luto por três dias e interditou o parque, localizado na rodovia Prefeito Bento Rogter Domingues, 500.
O Click Regional apurou, segundo relatos, que no local para onde o garotinho foi arrastado havia um buraco e que a tampa de bueiro poderia “estar aberta” ou "não estava colocada da maneira correta". Apesar da reportagem não conseguir entrar no Parque que foi interditado, logo na entrada foi possível perceber os buracos feitos no interior do Parque e o tamanho das entradas das galerias pluviais. Imagens do momento da tentativa de socorro mostram a força da água e o acúmulo de água no local.
O avô do garotinho, Senhor Claudino afirmou “o bueiro estava sem tampa. Ele foi para beira da calçada e não sabia que tinha esse buraco. Era filho único. Levou meu neto. Ele estava com a tia, ela é muito cuidadora. Espero que meu neto esteja em um lugar bom”, afirmou ao SBT. Gael era um garoto cheio de sonhos e vida. Era o único neto da família que reside em Embu das Artes.
A perícia irá saber definir o que de fato aconteceu no momento. A Polícia Civil irá investigar a tragédia. O Parque deve ficar fechado por tempo indeterminado até estar em condições de receber os visitantes.
“Acumula muita água e não dá para ver a galeria pluvial. Meu cachorro caiu no lago e as entradas para as galerias são muito grandes / largas”, afirmou uma moradora.
O Click Regional questionou a Prefeitura sobre os acontecimentos da tragédia, pediu explicações sobre a falta ou não da tampa da galeria pluvial e aguarda o retorno dos esclarecimentos.
Na nota de luto da Prefeitura Municipal, o prefeito Ramon Corsini diz: "reiteramos nosso compromisso com a transparência e com a verdade. Há 26 dias, no início desta nova gestão, recebemos o Parque do Povo em pleno funcionamento e mantivemos as atividades em andamento. Por medida de precaução e respeito à segurança pública, decretamos a interdição do referido equipamento público por prazo indeterminado. Estamos em total cooperação com os órgãos competentes para auxiliar nas investigações e apurações, buscando esclarecer os fatos e adotar todas as medidas necessárias para evitar que tragédias como esta se repitam", afirma.
Confira nota completa:
A Prefeitura de Itapecerica da Serra, representada pelo Prefeito e Vice-Prefeito, manifesta seu profundo pesar e solidariedade aos familiares da vítima da fatalidade ocorrida no Parque do Povo Roberto Nasraui.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e com a verdade. Há 26 dias, no início desta nova gestão, recebemos o Parque do Povo em pleno funcionamento e mantivemos as atividades em andamento.
Por medida de precaução e respeito à segurança pública, decretamos a interdição do referido equipamento público por prazo indeterminado.
Estamos em total cooperação com os órgãos competentes para auxiliar nas investigações e apurações, buscando esclarecer os fatos e adotar todas as medidas necessárias para evitar que tragédias como esta se repitam.
Neste momento de dor, unimo-nos à comunidade em luto, reafirmando nosso compromisso com a segurança e a preservação da integridade dos espaços públicos de nossa cidade.
Em decorrência dos fatos o prefeito Dr. Ramon Corsini decretou Luto Oficial no Município (Decreto 3.797) e a interdição do Parque Municipal do Povo - Roberto Nasraui (Decreto 3.798).
Os decretos estão publicados na íntegra na Imprensa Oficial do município, disponíveis no site oficial da Prefeitura.
Matéria atualizada 28/1 Às 8h26