Os pais de alunos da Escola de Educação Especial Arco-Íris, que estavam apreensivos com a possibilidade dos filhos ficarem sem atendimento após concluírem o 9º ano, respiraram aliviados com o anúncio feito pela Prefeitura de Itapecerica da Serra. Em reuniões realizadas na última quinta-feira (21), o prefeito Ramon Corsini confirmou que os atendimentos serão mantidos no mesmo local a partir de 2026. “Esses 103 alunos vão continuar da forma como estão hoje, no Arco-Íris, com transporte e alimentação”, garantiu Corsini, sendo aplaudido pelos presentes. A mudança ficará por conta do foco das atividades, que deixarão de ter caráter educacional e passarão a ser terapêuticas e ocupacionais.

Estrutura do novo projeto

O prefeito destacou que o desafio para manter o atendimento envolve orçamento, recursos humanos e aspectos legais. Já a secretária municipal de Educação, Irani Roschel, detalhou que o projeto será desenvolvido em conjunto por três secretarias:

  • Educação, que cederá espaço no próprio Arco-Íris;

  • Saúde e Desenvolvimento Social, que ficarão responsáveis pelas atividades, incluindo ações do CER (Centro Especializado em Reabilitação), além de práticas esportivas e culturais.

Segundo Irani, chegou-se a considerar a criação de polos em diferentes bairros, mas a dificuldade de locomoção afastou a ideia. “Optamos por manter todos no espaço que já frequentam, garantindo uma rotina com atividades diversificadas”, explicou.

Repercussão entre famílias

Durante a reunião, os pais tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o novo formato e demonstraram satisfação.
“A notícia foi muito boa. Estamos muito felizes. Eu tinha medo da minha filha perder esse espaço e todo o trabalho realizado. Com as falas do prefeito, ficamos aliviados e muito agradecidos pelas soluções”, afirmou uma mãe ouvida pelo Click Regional.

Participação de autoridades

O encontro contou também com a presença do vice-prefeito Allan Dias; da coordenadora técnica de Saúde, Dra. Tays D'Alessandro; do assessor especial Edenes Ferreira, da Secretaria de Desenvolvimento Social; da diretora do Arco-Íris, Neide Aparecida; da diretora de Educação Especial, Rute de Abreu; além de representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência.

Os vereadores Cícero Melo (presidente da Câmara), Soares, Giba, Irmã Rose, Alex Napoleão, Dr. Tinho, Gustavo Mariani, Mauro Cavalheiro e Cléo do Coletivo Parque União também participaram, parabenizando a gestão pela solução de uma questão considerada delicada no município.

Texto com informações e fotos Departamento de Comunicação PMIS