Um jovem morador de Itapecerica da Serra, de 21 anos, segue internado desde o dia 25 de agosto após um grave caso de intoxicação por metanol. O hospital confirmou a presença da substância, que causou lesões cerebrais e oculares e exigiu ventilação mecânica.

Segundo documento obtido com exclusividade pelo Click Regional, o paciente apresentou quadro grave de intoxicação, com comprometimento neurológico, e precisou ser transferido da UPA Parque Novo Santo Amaro para o Hospital M’Boi Mirim, e posteriormente ao Hospital do Guarapiranga, onde continua internado.

Atualmente, o jovem permanece na UTI, devido a episódios de febre e à evolução lenta das sequelas neurológicas. Apesar disso, ele não está mais entubado, segundo informações apuradas pela reportagem.

As investigações apontam que as bebidas — um uísque e um gim — foram adquiridas em adegas diferentes. Uma delas, localizada na Estrada dos Coqueiros, já não existe mais; no local, atualmente funciona uma garagem. O jovem teria consumido as bebidas e fumado narguilé durante o fim de semana que antecedeu o início dos sintomas e a internação.

A Polícia Civil aguarda o resultado dos laudos periciais nas bebidas apreendidas para confirmar a origem da contaminação.

O Governo do Estado de São Paulo informou que os dois casos investigados em Taboão da Serra e Embu das Artes — um em cada município — foram descartados, ou seja, as bebidas ingeridas nesses casos não apresentaram metanol.

No total, 33 casos de intoxicação por metanol foram confirmados no estado de São Paulo. Entre eles está o jovem de Itapecerica da Serra, que continua sob cuidados intensivos. Até o momento, seis pessoas morreram em decorrência das complicações provocadas pela substância.