O pré-candidato a vereador GCM Zecas Oliveira já tem experiência e quer voltar ao legislativo pelo segundo mandato na coligação do candidato a prefeito Ramon Corsini e vice, Allan Dias, em Itapecerica da Serra, na eleição deste ano. Em suas propostas estão projetos que ajudem os jovens, melhorem a segurança e a saúde e façam a cidade desenvolver. Ao Click Regional, ele concedeu uma longa entrevista e apresentou suas propostas. 

“Quero voltar a ser vereador porque continuo recebendo os pedidos dos moradores e quero ajudar. Os munícipes podem contar comigo e acreditar que estarei próximo deles, fiscalizando o Executivo, elaborando leis. Mesmo sendo situação ou oposição, vou cobrar o prefeito. Trabalho com seriedade e honestidade”, frisou.

Dentre as diversas propostas de Zecas, está criar projetos que ajudem os jovens a terem oportunidades e um espaço como um centro recreativo para ocuparem o tempo de forma saudável. Além de propor espaços que atendam às pessoas da melhor idade.

“O meu objetivo na política sempre foi e continua sendo criar projetos para atender os jovens que são o futuro de Itapecerica da Serra. Queremos tirar os jovens da embriaguez, da ‘situação de rua’, possibilitando para eles oportunidades e um futuro mais promissor. Nossa Itapecerica da Serra precisa de espaço para esses jovens ocuparem seu tempo de forma saudável, como um centro recreativo”, afirma.

Na segurança, o pré-candidato defende a descentralização da guarda municipal. “Queremos apresentar projetos para fazer mais postos da GCM - bases físicas juntamente com a PM. Na base, o objetivo é transformar em um centro integrado. O posto será utilizado também pelos guardas e policiais para usarem o banheiro, tomar água, café. O sonho da população é o trabalho integrado da GCM e PM. Nessas bases físicas, poderão ser feitos boletins de ocorrência, uma vez que a proposta é colocar nas bases computadores”, explica.

A integração também será solicitada “para a continuidade das palestras nas escolas com a ‘Guarda Amigo da Criança’ e o Proerd realizado por policiais militares nas unidades de ensino”. “Solicitarei a continuidade da Guarda Mirim para que as crianças saiam de lá como jovens aprendizes em mercados, empresas da região, além de melhorar a educação e o comportamento dessas crianças em casa e na escola”, afirma.

Quando o assunto é saúde, Zecas destaca a importância de ter mais médicos especialistas na saúde pública com a proposta de garantir por requerimentos as especialidades médicas nas unidades de saúde. “Desafogando os atendimentos nos prontos-socorros e garantindo esses médicos no município porque os moradores precisam ir para outra cidade para conseguir uma consulta”, observou.

Dentre suas propostas, está também a solicitação ao Executivo para que sejam contratados novos agentes de saúde “que serão direcionados aos bairros, para que atendam os moradores em suas casas, conheçam suas necessidades e já marquem consulta no momento da visita”, disse.

Zecas também defendeu procurar parcerias com ONGs, deputados estaduais e federais e junto à esfera estadual (governo de SP) para garantir recursos para colocar em prática seus projetos na segurança, saúde e demais demandas solicitadas a ele.

São funções dos vereadores elaborar as leis, requerimentos e indicações. Fiscalizar a atuação do Executivo – ou seja, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.