A cidade de Embu das Artes perdeu na última quarta-feira (3) uma de suas grandes referências culturais: a artista plástica Tônia do Embu, reconhecida por sua trajetória e contribuição para a cerâmica embuense. Ela faleceu no Pronto-Socorro Central, deixando um importante legado para a arte local.

O velório acontece nesta quinta-feira (4), na Capela Santa Cruz, localizada na Rua Rebolo Gonzales, 185 – Vila Cercado Grande, ao lado do Memorial Sakai. A cerimônia tem início às 9h e encerramento previsto para as 14h. Em seguida, o cortejo seguirá até o Cemitério do Rosário (Avenida Elias Yasbek, 1713 – Embu das Artes), onde o sepultamento está marcado para as 16h.

Amigos, colegas de profissão e admiradores lamentaram a partida de Tônia. O também artista Jofe Santos destacou, em uma publicação nas redes sociais, a importância da ceramista: “Acabamos de perder a nossa grande amiga Tônia de Embu, grande artista que deixa um grande legado na cerâmica de Embu das Artes”.

Com sua sensibilidade e talento, Tônia ajudou a consolidar Embu das Artes como polo artístico e cultural, sendo lembrada por sua generosidade, criatividade e dedicação à arte popular.

Foto divulgação