A Polícia Civil de São Paulo desarticulou, na última quarta-feira (29), uma quadrilha especializada em aplicar golpes de falsos empréstimos contra idosos na Grande São Paulo. A operação, coordenada por agentes do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Taboão da Serra, resultou na prisão de quatro suspeitos, que foram localizados durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Segundo as investigações, o grupo era liderado por uma mulher que se passava por advogada e atraía vítimas com a promessa de revisar aposentadorias e benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os criminosos se aproveitavam de idosos com baixa escolaridade e pouca familiaridade com processos judiciais.
Após conquistar a confiança das vítimas, os golpistas solicitavam cópias de documentos pessoais, alegando que seriam utilizados para dar entrada nas supostas ações de revisão. No entanto, com esses dados, contratavam empréstimos consignados em nome dos idosos e transferiam o dinheiro para suas próprias contas.
De acordo com a Polícia Civil, foram identificadas pelo menos 18 vítimas, com prejuízos que variam de R$ 9 mil a R$ 80 mil por pessoa. Durante as diligências, os policiais encontraram e apreenderam 50 carteiras de trabalho que estavam em posse dos criminosos — indício de que mais pessoas podem ter sido enganadas.
Os quatro envolvidos foram presos e permanecem à disposição da Justiça. O caso foi registrado como captura de procurado, cumprimento de mandado e apreensão de objeto no SIG de Taboão da Serra. As investigações continuam para identificar possíveis cúmplices e novas vítimas.