A Polícia Civil de São Paulo apreendeu, nesta quinta-feira (13), uma carga de produtos de panificação avaliada em cerca de R$ 27 mil, encontrada nos fundos de uma loja de materiais de construção em Itapecerica da Serra, na região Sudoeste da Grande São Paulo. A ação integra uma operação maior coordenada pela Delegacia Seccional de Taboão da Serra para combater roubos de carga.

A localização dos produtos foi possível após investigação conduzida pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Embu das Artes, que identificou movimentações suspeitas ligadas a crimes de receptação e transporte de mercadorias roubadas.

Fuga, colisão e celular apreendido

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a operação teve início durante diligências conjuntas entre policiais civis e Guardas Municipais. As equipes avistaram dois homens em uma motocicleta, que demonstraram nervosismo ao perceberem a aproximação das viaturas.

Ao tentar fugir, os suspeitos colidiram com uma viatura da GCM. Um dos envolvidos, de 21 anos, foi preso. O comparsa conseguiu escapar, mas deixou cair o celular, que foi apreendido e deverá auxiliar na investigação. Durante a fuga, o detido também dispensou notas fiscais, que permitiram identificar uma transportadora vítima do roubo.

Autuação por receptação

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito preso exercia a função de transportar os produtos até o receptador final. Ele foi autuado por receptação, pagou fiança e foi liberado. O segundo suspeito já foi parcialmente reconhecido e segue procurado.

Região é rota estratégica para quadrilhas

O delegado titular de Itapecerica da Serra, Vitor Santos de Jesus, explicou que a região é considerada estratégica por organizações envolvidas em roubos de carga, devido ao intenso fluxo logístico:

“A rodovia BR-116 passa por dentro do município. Aqui acaba passando grande parte das cargas que vêm de outras regiões do país. É uma das principais rotas de transporte de mercadorias, o que aumenta a incidência de crimes desse tipo.”

Segundo o delegado, 14 inquéritos por roubo de carga já foram instaurados somente neste ano, resultando em 140 prisões.

Investigações seguem em andamento

A Polícia Civil continua trabalhando para localizar o segundo suspeito e identificar possíveis receptadores envolvidos no esquema criminoso.