A presença da tecnologia em sala de aula na escolas da Prefeitura de Taboão da Serra tem promovido mudanças significativas na forma como os estudantes aprendem e se conectam com o conhecimento. Na EMEB Machado de Assis, as aulas de tecnologia, conduzidas pela mediadora de tecnologia, Aline Vieira, têm se destacado pelo aumento no engajamento dos estudantes e pela participação ativa nas atividades.
Com o uso dos iPads e dos aplicativos educacionais, os estudantes têm acesso a recursos digitais que estimulam a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico. Enquanto desenvolvem habilidades digitais, aprofundam os conteúdos do currículo de forma mais ativa e significativa, com propostas que respeitam suas necessidades e favorecem o acompanhamento individualizado por parte dos educadores.
Um dos destaques das últimas semanas foi a evolução do estudante Andrew Gabriel, do 3º ano D, que participa do programa GAPES – Grupo de Apoio Pedagógico Especializado. Com fragilidades no processo de alfabetização, Andrew vinha enfrentando dificuldades na leitura e na escrita. No entanto, durante uma aula de tecnologia com a proposta de interpretação de texto a partir do tema "Histórias em Quadrinhos", ele surpreendeu a todos.
“O Andrew ficou tão empolgado com essa atividade que arriscou ler uma palavra e conseguiu. E diante dessa conquista dele, ele tem se mostrado mais interessado, já se arrisca a ler várias palavras e nos emocionou”, comenta a professora Katia Misael Shimabukuro, da EMEB Machado de Assis.
A professora também destaca que, além do atendimento especializado pelo programa GAPES, foram oferecidos diversos recursos na sala de aula regular para apoiar o desenvolvimento de Andrew.
Esse exemplo evidencia como o uso pedagógico da tecnologia pode ser um aliado poderoso na superação de dificuldades, promovendo inclusão, valorizando o protagonismo dos estudantes e despertando neles o interesse pelo conhecimento. Com o apoio das tecnologias educacionais e o olhar sensível dos educadores, cada avanço é celebrado como uma grande conquista no caminho da aprendizagem.
O secretário de Educação de Taboão, Luciano Corrêa, reforça que investir em tecnologia na educação é investir no futuro das crianças. “Na gestão do prefeito Engenheiro Daniel, acreditamos que recursos digitais como iPads e aplicativos educacionais não são apenas ferramentas modernas, mas meios essenciais para garantir uma aprendizagem mais efetiva, inclusiva e significativa.”, explica. “Cada criança tem seu próprio ritmo e, com o apoio da tecnologia, conseguimos respeitar essas particularidades, estimular a criatividade, fortalecer o pensamento crítico e oferecer condições para que todos avancem. Nosso compromisso é seguir ampliando esses investimentos, pois sabemos que cada conquista alcançada pelos nossos estudantes é resultado direto de uma educação inovadora, preparada para os desafios do presente e do futuro.", completa.
Texto Secom - Foto Planeta Educação