A manhã de sábado (30) foi marcada por um mutirão de revitalização no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taboão da Serra. A ação contou com a presença do prefeito Engenheiro Daniel, da vice-prefeita Érica Franquini e de servidores municipais, que acompanharam os trabalhos e dialogaram com a população que esteve no local para adotar animais.

Durante a visita, o prefeito destacou que está em estudo uma reforma geral no espaço. “Nossa ideia é separar o que é a Zoonoses e o Bem-Estar Animal, que ficará na Secretaria da Educação. Anunciaremos em breve um recurso da cooperativa habitacional Vida Nova para dar início a esse projeto”, afirmou Daniel. Nos próximos dias será anunciado o nome do secretário de Meio Ambiente.

Segundo ele, além das feiras externas, o próprio CCZ também realiza doações de animais.

O secretário de Manutenção, Jonathan Noventa, explicou que a ação envolveu roçagem, pintura, limpeza, troca de fiação e podas de árvores, entre outros serviços, garantindo melhores condições para servidores e visitantes.

Trabalho contínuo da Zoonoses

Desde o início de 2025, a equipe do CCZ já realizou mais de 14 mil visitas domiciliares, com orientações sobre posse responsável, dedetização, vistorias para eliminação de pragas e mutirões de combate à dengue. Também foram intensificadas as campanhas porta a porta contra arboviroses como chikungunya e zika.

No mesmo período, 1.750 animais foram vacinados contra raiva e cerca de 1.500 foram castrados em mutirões promovidos em parceria com o Departamento de Bem-Estar Animal.

A Secretaria do Meio Ambiente, criada na atual gestão, tem ampliado as ações para captar recursos voltados à preservação ambiental e ao cuidado com os animais, reforçando o compromisso de garantir qualidade de vida para todos os habitantes da cidade.