Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Taboão da Serra, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, promoveu no último sábado (20) a 1ª Mobilização “Sinal Verde à Inclusão”. O evento, realizado no estacionamento do Poupatempo, reuniu autoridades, profissionais, entidades e a população em um dia de reflexão, serviços sociais gratuitos e atividades culturais.
A iniciativa teve como foco ampliar o debate sobre inclusão, acessibilidade e protagonismo das pessoas com deficiência, além de oferecer atendimentos gratuitos como assessoria jurídica, serviços sociais, vacinação, corte de cabelo, massagem, limpeza de pele, rodas de conversa, apresentações artísticas e esportivas, entre outras ações.
Durante a abertura, a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Rebeca Gadi, ressaltou a importância da mobilização:

“Preconceito, capacitismo e inacessibilidade ainda são barreiras reais e precisam ser combatidos com informação, políticas públicas e participação social. Agradeço a todas as pessoas que se mobilizaram para o sucesso do evento, tornando o ambiente mais acolhedor e inclusivo, rumo a uma sociedade mais justa e igualitária para todos.”

O evento contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Taboão da Serra, representada por seus dirigentes e comissões: Dra. Bianca Bononi (presidente), Dr. Walter dos Santos (vice-presidente), Dr. Marcelo Mattos (secretário), Dr. Luiz Eduardo (secretário adjunto), Dra. Andressa Luchiari (tesoureira e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência), Dra. Maria Aparecida da Luz Gonçalves (presidente da Comissão CAJ), Dr. Everando Araújo (coordenador regional do CAJ) e Dra. Ana Carolina Ramos de Alcântara (presidente da Comissão de Assistência Social), além de membros das comissões da PCD, Racial, Jovem Advocacia e outros representantes da advocacia local.
A programação também contou com a participação de entidades como a CIADEV (Centro de Inclusão e Apoio ao Deficiente Visual), o projeto Acesso Digital, o CRAS Itinerante, a empresa Atlântica Natural (com serviços de estética), além de oficinas, atividades culturais, espaço infantil e atendimento jurídico com a OAB. Para garantir acessibilidade, as ações tiveram audiodescrição.
Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Professor Moreira, a mobilização representa um marco para a cidade:
“A Mobilização ‘Sinal Verde à Inclusão’ foi um passo importante rumo à construção de uma cidade mais acessível e empática. Taboão da Serra dá um exemplo concreto de respeito às diferenças e de promoção da igualdade de oportunidades para todos.”

 

Texto Rebeca Motta e foto Secom / PMTS