Filhotes são abandonados próximo ao cemitério em Taboão da Serra; um morre atropelado
Filhotes são abandonados próximo ao cemitério em Taboão da Serra; um morre atropelado
Karen Santiago
Três filhotes foram abandonados nas proximidades do cemitério municipal de Taboão da Serra na tarde desta sexta-feira (19). Segundo relatos de moradores, os animais foram deixados no local por um homem que fugiu logo em seguida. Minutos depois, um dos cachorrinhos acabou sendo atropelado e morreu na via.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a situação dos filhotes que sobreviveram. Indignados, internautas pedem que o autor do abandono seja identificado e responsabilizado. “Marginal abandonou três doguinhos e um já morreu atropelado. Essa desgraça vai ser encontrada”, diz uma das mensagens compartilhadas.
O abandono e os maus-tratos contra animais são crimes previstos no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de detenção de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra pode ser acionada pelo número 153, que funciona 24 horas, para denúncias de maus-tratos ou abandono. A Polícia Militar (190) também atende ocorrências do tipo.
A população é orientada a não se calar diante de casos como este. Denunciar é um ato de cidadania e proteção à vida animal.
Serviço: GCM Taboão da Serra: 153 (24h) Emergência: 190