A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) aprovou uma proposta de integração tarifária entre três linhas intermunicipais operadas pela Viação Pirajuçara, empresa integrante do Consórcio Intervias. O objetivo é reduzir custos e facilitar o deslocamento dos passageiros que viajam entre Embu das Artes, Taboão da Serra e São Paulo, conectando-se às estações das Linhas 5-Lilás (Campo Limpo) e 4-Amarela (Vila Sônia) do Metrô.
De acordo com a Deliberação ARTESP nº 543, de 21 de outubro de 2025, a recomendação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretor da agência, com base em estudo técnico elaborado pela Superintendência de Controle Operacional (SUCOL). A medida determina que sejam adotadas ações para viabilizar a nova forma de integração física e tarifária entre as linhas:
  • 178TRO – Embu das Artes (Jardim Vazame) ↔ São Paulo (Metrô Campo Limpo)
  • 178BI1 – Embu das Artes (Jardim Nossa Senhora de Fátima) ↔ São Paulo (Metrô Campo Limpo)
  • 241TRO – Taboão da Serra (Parque Jacarandá) ↔ São Paulo (Metrô Vila Sônia)
Com a integração, o passageiro poderá utilizar duas dessas linhas pagando um valor reduzido, sem necessidade de duas tarifas completas. Na prática, quem sai de Embu e segue viagem por Taboão, ou o contrário, fará o trajeto com uma única cobrança combinada.
Conexão regional mais eficiente
A proposta amplia o acesso às principais portas de entrada da região Sudoeste da Grande São Paulo para a rede metroviária — as Linhas 5-Lilás e 4-Amarela, operadas pelas concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro, da plataforma Motiva Trilhos (Grupo CCR).
A medida deve beneficiar diretamente trabalhadores e estudantes que utilizam mais de uma linha diariamente, tornando o sistema metropolitano mais conectado, econômico e sustentável.
Desde a extinção da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a ARTESP passou a cuidar das linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, cabendo à agência propor melhorias, fiscalizar contratos e criar mecanismos como a integração tarifária para tornar o transporte público mais eficiente.

 

Fonte: Deliberação ARTESP nº 543, de 21 de outubro de 2025 – Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Foto: Murilo da Silva / Ônibus Brasil.