Liz Latorre, a pequena gigante do karatê de Taboão da Serra, conquista mais dois ouros no Círculo Militar
Liz Latorre, a pequena gigante do karatê de Taboão da Serra, conquista mais dois ouros no Círculo Militar
Karen Santiago
A jovem atleta Liz Latorre, de apenas 8 anos, moradora da Chácara Agrindus, em Taboão da Serra, segue se destacando como um dos maiores talentos do karatê infantil da região. No último fim de semana, ela conquistou duas medalhas de ouro em competição realizada no Círculo Militar de São Paulo, no Parque Ibirapuera, ampliando sua impressionante coleção de mais de 42 medalhas.
Faixa verde (3º Kyu) e praticante do estilo Goju-Ryu, Liz iniciou no karatê aos 6 anos, por recomendação médica. O que começou como uma atividade para fortalecer corpo e mente revelou um talento nato. Em 2023, participou de sua primeira competição, no ginásio Zé do Feijão, em Taboão da Serra, onde conquistou seu primeiro ouro.
Desde então, Liz não parou mais. Em 2023, passou a integrar a Federação Paulista de Karatê (FPK) e competiu em todas as etapas do circuito, sempre conquistando o primeiro lugar. O desempenho garantiu a ela o título de Campeã Paulista, tornando-se a atleta mais jovem de Taboão da Serra a alcançar tal feito.
Neste ano, brilhou novamente: foi vice-campeã estadual estudantil em São Paulo e, no dia 29 de outubro, conquistou o título de vice-campeã brasileira estudantil em João Pessoa (PB).
Liz começou sua trajetória no CIE Monte Alegre, onde treinou até junho de 2025. “Ela foi cria de local público, começou lá e cresceu muito tecnicamente. Mas com a troca de sensei, mudamos o local de treino”, explica Ingrid, mãe da atleta.
Atualmente, Liz treina no Dojo Fontes Kan, sob orientação do sensei Fábio Fontes, e realiza treinos específicos de kata de competição com a professora Bianca Nakashima, de São Roque.
Com disciplina, dedicação e resultados expressivos, Liz se tornou motivo de orgulho para Taboão da Serra e um exemplo inspirador de que o esporte transforma vidas — dentro e fora do tatame.