A rede municipal de saúde de Taboão da Serra recebeu importantes investimentos no final da última semana, reforçando a capacidade de atendimento e reduzindo a necessidade de transferências para outras unidades do Estado. O Pronto Socorro do Antena ganhou um moderno aparelho de Ultrassom com Doppler, novos leitos de UTI e melhorias que tornam o diagnóstico e o tratamento mais ágeis e eficientes. As inaugurações foram realizadas pelo prefeito Engenheio Daniel, a vice-prefeita, Érica Franquini e vereadores, dentre eles, Enfermeiro Rodney, na última sexta (5). O secretário, Ailton Bogalho, falou com exclusividade em vídeo sobre todas as novidades.

Diagnósticos mais rápidos com Ultrassom Doppler

Um dos principais avanços foi a entrega de um ultrassom com tecnologia Doppler, que permite identificar precocemente casos de trombose e apoiar exames essenciais na maternidade. O equipamento deve reduzir significativamente as remoções de pacientes atendidos no Antena.

“Esse aparelho consegue se antecipar no diagnóstico de trombose e também vai auxiliar na maternidade. Será muito importante para salvar vidas. Antes, muitas vezes precisávamos remover o paciente para o Hospital Geral e depois ele retornava para darmos o diagnóstico. Agora será tudo mais rápido, dentro da unidade”, afirmou o secretário de Saúde, Ailton Bogalho.

Dez leitos de UTI no PS Antena

Outra melhoria relevante é a transformação da área que antes funcionava como semi-intensiva em uma UTI completa, com 10 leitos. O aumento da resolutividade no local já impacta diretamente o fluxo de pacientes.

“Diminuímos as transferências para o Estado e conseguimos tratar o paciente dentro da unidade, com mais segurança”, completou Bogalho.

Ambulância exclusiva na UPA

Na UPA Akira Tada, foi inaugurado atendimento de ambulância 24 horas exclusivo para a unidade, evitando depender do Samu para situações emergenciais. A medida garante mais rapidez em deslocamentos internos e no suporte aos atendimentos.

Ortopedia nos pronto-socorros

Os pronto-socorros agora contam com médicos ortopedistas, além de salas de gesso (UPA) e a renovação do serviço de raio-X, que passou a ser digital. O novo sistema apresenta maior precisão nas imagens, diminuindo o tempo de espera e aumentando a segurança no diagnóstico.

Sala Fast Track reduz tempo de espera

Outro destaque é a implantação da Sala Fast Track, destinada a casos de menor complexidade, agilizando o atendimento de quem não precisa de internação.
Segundo o secretário, o fluxo mais eficiente já trouxe resultados expressivos:

“Esse atendimento é rápido: o paciente permanece 20 a 30 minutos na unidade, recebe medicação e é liberado. Ganhamos agilidade e melhoramos o fluxo geral, reduzimos em 35 minutos o tempo de atendimento.”

Tomografia reforça resolutividade

As melhorias se somam à tomografia já instalada no início do mandato dentro do PS Antena, que realiza cerca de mil exames por mês e também atende pacientes encaminhados pelas UBS com guia médica. O serviço contribui diretamente para evitar transferências e acelerar diagnósticos.

Com os novos equipamentos e serviços estruturados, a Prefeitura de Taboão da Serra segue ampliando a capacidade de resposta da rede de saúde, garantindo atendimento mais completo dentro do próprio município e aumentando a segurança e a qualidade para os pacientes.

 

Fotos Ricardo Vaz / PMTS