A carreta do programa Caminho da Capacitação, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, chegou a Taboão da Serra nesta segunda-feira (19) para oferecer o curso de Jogos Digitais e Aplicativos a jovens e adultos do município. Ao todo, 45 alunos participam da formação, distribuídos em três turmas de 15 pessoas.
Instalada no estacionamento do Poupatempo Pirajuçara, a carreta adaptada conta com estrutura tecnológica completa, incluindo computadores e um estúdio destinado ao ensino de produção de podcasts. A proposta do programa é ampliar o acesso à qualificação profissional e criar novas oportunidades de emprego, geração de renda e empreendedorismo, especialmente na área de tecnologia.
O prefeito Engenheiro Daniel esteve no local para conversar com os alunos e marcar o início da programação. Segundo ele, investir em inovação é fundamental para preparar a cidade para as transformações do mercado de trabalho. “Garantir essa oportunidade, principalmente aos adolescentes que mais procuram esse tipo de formação, é muito gratificante. O mercado de trabalho caminha nesse sentido e Taboão precisa se adequar. Estamos avançando e, por meio do Lado a Lado, no Atende do Pirajuçara, também vamos ampliar a oferta de cursos de tecnologia”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Laura Neves, informou que o curso tem carga horária de 40 horas e integra uma estratégia mais ampla de capacitação profissional no município.
Para a deputada estadual Analice Fernandes, a iniciativa é essencial em um cenário cada vez mais digital. “O Fundo Social precisa focar na qualificação. A orientação da presidente do Fundo Social, Kamila Bogalho, e do prefeito é oferecer autonomia à população, para que as pessoas dependam cada vez menos do poder público. Escolher Jogos e Aplicativos é trazer o futuro para a cidade, que tem potencial e capacidade”, destacou.
Já a presidente do Fundo Social, Kamila Bogalho, ressaltou que a escolha do curso buscou atender a uma demanda ainda não contemplada no município. Segundo ela, a proposta é ampliar o leque de oportunidades e preparar a população para novas áreas do mercado de trabalho, alinhadas às transformações tecnológicas.