A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra estabeleceu na última quinta-feira (13) uma parceria com o Governo Estadual para regionalizar os atendimentos e tratamentos oferecidos na cidade. Na prática, o foco do Programa de Regionalização da Saúde aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.
O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano e a superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Patrícia Nicastro, estiveram no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista) no lançamento do programa feito pelo governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Saúde, Eleuses Paiva. “O objetivo é criar espaço para o diálogo, entendimento e negociação que se adequem às necessidades de nossa região. A proposta é somar recursos e esforços em prol da saúde da população”, disse Dr. Nakano.
Nesse processo, os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) passam a exercer um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços. Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde conta com 17 DRSs distribuídos em todo o território paulista, responsáveis por centralizar, organizar e viabilizar o acesso à saúde pública. A medida prevê a unificação dos serviços de saúde por meio da Central Regional de Regulação, que deverá ser gerenciada de modo compartilhado entre o Estado e os municípios integrantes das respectivas Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS).
“Precisamos tornar realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde para proporcionar o acesso a serviços de saúde em momento oportuno e com qualidade”, falou a superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Patrícia Nicastro.
“É um dos momentos mais importantes que tivemos até aqui e, certamente um marco para a saúde. A regionalização é transformadora. É o primeiro grande passo, que vai nos permitir ver de perto os problemas e mudar a gestão das filas. Será uma gestão regionalizada e transparente”, reforçou o governador Tarcísio de Freitas.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Organização Pan – Americana da Saúde, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre si, visando criar, estabelecer e dinamizar redes ou canais permanentes entre seus quadros funcionais de forma a assegurar a cooperação.
“Nosso desafio é reunificar o sistema de saúde. Há uma década ou duas atrás era muito mais difícil se falar de regionalização da saúde, pela própria resistência dos municípios. Hoje, tanto prefeitos como secretários municipais estão convencidos que apenas aumentar o gasto não é suficiente. É preciso que a gente organize as redes, para termos mais eficiência e atender melhor a população. Para isso precisamos trabalhar juntos, se unindo neste esforço comum para atender a sociedade”, concluiu Renilson Rehen, coordenador do programa de Regionalização da Saúde.
Texto com informações e foto Departamento de Comunicação PMIS