Presa é resgatada por criminosos em presídio do Butantã; ela segue foragida
Karen Santiago
Uma ação criminosa resultou na fuga de uma detenta do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Feminino do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista, no início da tarde desta quinta-feira (18). Ela permanece foragida. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a mulher cumpria pena por furto e foi retirada do local com apoio de homens armados.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 12h15 para prestar apoio à polícia penal e iniciou imediatamente buscas no entorno da unidade. Segundo a SAP, os suspeitos aproveitaram a entrada de um caminhão de suprimentos para render uma pessoa que estava na guarita e invadir o presídio. Em seguida, resgataram a presa. Ninguém ficou ferido na ação.
Há relatos de que o grupo teria utilizado uma caminhonete preta no resgate, mas a secretaria afirmou que apenas a investigação poderá confirmar oficialmente essa informação.
Estrutura da unidade
O CPP do Butantã, inaugurado em 1990, funciona no regime semiaberto e atualmente abriga 1.073 mulheres. O espaço tem capacidade para até 1.412 internas e ocupa uma área de 7.300 m².
As forças de segurança seguem mobilizadas para localizar a fugitiva e os envolvidos no crime.