Neste sábado, 10 de maio, é o dia “D” de vacinação contra a gripe nas UBS´s das cidades de toda a região. A mobilização contra a doença é nacional com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização.

A campanha é voltada para pessoas dos grupos prioritários, como crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e idosos — públicos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus

A meta do governo estadual é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os grupos elegíveis (crianças, gestantes e idosos), prevenindo complicações, internações e mortes causadas pelas infecções pela doença.

“A vacinação é a maneira mais eficaz de se proteger contra a gripe. Segura e atualizada anualmente, a vacina ajuda a evitar formas graves da doença, especialmente porque o vírus da Influenza sofre mutações frequentes e exige constante monitoramento”, explica Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES.

A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual de cada pessoa. Por isso, é importante se vacinar todos os anos, já que o vírus muda com frequência e a vacina é atualizada para acompanhar essas mudanças.

Foto divulgação Walterson Rosa/MG