8ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu em Taboão da Serra no início de novembro
8ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu em Taboão da Serra no início de novembro
Karen Santiago
No dia 1º de novembro, aconteceu em Taboão da Serra a 8ª Conferência Municipal de Saúde do município. O evento foi regido pelo tema “Desafios e Perspectivas da Saúde Pública em Taboão da Serra: Projeções no Contexto do SUS”, com quatro eixos temáticos debatidos ao longo do dia.
Presidida pelo secretário municipal da pasta, Dr. Ailton Bogalho Jr., a conferência contou também com a presença de 232 participantes, entre membros do Conselho Municipal de Saúde, funcionários e moradores do município.
A Conferência é uma reunião que acontece a cada quatro anos, onde é avaliada a situação da saúde pública, sendo propostas ações em nível municipal, estadual e federal. “O objetivo da conferência é melhorar o acesso à saúde da população, reforçar o que dá certo, mudar o que não funciona e construir algo novo,” comenta o secretário de Saúde, Dr. Ailton.
O município de Taboão da Serra vem se mostrando comprometido em fortalecer a rede de saúde, frente ao aumento das demandas, como o crescimento populacional, a complexidade epidemiológica e outros desafios que se apresentam. No primeiro quadrimestre de 2025, a Saúde recebeu o investimento de R$ 99,3 milhões, que corresponde a cerca de 28,53% do orçamento municipal.
Há um movimento da atual gestão em desenvolver e aplicar protocolos de acolhimento, capacitar os profissionais em uma escuta qualificada e promover ambientes com acessibilidade e com estruturas aptas para o atendimento público.
Durante a Conferência, foi proposta a elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na rede de saúde mental. Foi proposto também o desenvolvimento de ações de educação e orientação para os profissionais de saúde e também para a população, além do desenvolvimento de ações em conjunto com outras secretarias, promovendo o bem-estar integralmente. Essa medida busca ampliar o acesso de usuários do sistema de saúde, promovendo diferentes formas de cuidado, por meio da cultura, lazer e convivência social.
Também foi debatida a viabilização da telemedicina, como um suporte à atenção primária e secundária. Esta proposta antevê a otimização de processos como atualização de cadastros, comunicação e alerta aos usuários, entre outras propostas para o aperfeiçoamento do atendimento aos cidadãos taboanenses.