A instalação da placa oficial da obra no terreno da antiga concessionária Sorana, em Taboão da Serra, marcou oficialmente o início da extensão da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo até o município. O projeto representa um marco histórico para a cidade, que caminha para se tornar o primeiro município da Grande São Paulo fora da capital a receber uma estação do Metrô.
O anúncio veio logo após a primeira reunião técnica realizada pelo prefeito Engenheiro Daniel com representantes do Governo do Estado e da concessionária ViaQuatro, responsável pela operação da linha. O encontro discutiu detalhes de execução, cronograma e os próximos passos do empreendimento, que deve ter as escavações iniciadas já em novembro.
“Hoje demos início à primeira reunião técnica para discutir o projeto do Metrô, uma obra que vai transformar a mobilidade da nossa cidade e de toda a região. Estamos avançando com responsabilidade e compromisso, lado a lado com o Governo do Estado, para garantir que esse sonho saia do papel e se torne realidade”, afirmou o prefeito Engenheiro Daniel.
Investimento e etapas da obra
O projeto tem investimento estimado em R$ 4 bilhões para a entrega de duas novas estações — Taboão da Serra e Chácara do Jockey — além de 3,3 quilômetros de trilhos subterrâneos.
O Consórcio EGTC-Teixeira será responsável pelas obras civis, em contrato avaliado em R$ 3,273 bilhões. Já a fabricante chinesa CRRC fornecerá seis novos trens à ViaQuatro, ao custo de R$ 597,3 milhões, ampliando a capacidade de transporte e reduzindo o intervalo médio entre composições para cerca de dois minutos.
Outros contratos também já foram firmados: o Consórcio TÜV-Sondotécnica, responsável pela certificação da implantação, com valor de R$ 40 milhões, e o Consórcio Systra-Geribello-Geocompany, que fará a consultoria independente de engenharia, com investimento de R$ 149,6 milhões.
Estrutura moderna e sustentável
A escavação dos túneis será realizada pelo método austríaco NATM (New Austrian Tunneling Method), técnica que combina a escavação em camadas com concreto projetado, garantindo mais segurança e precisão em áreas densamente povoadas, com trechos que podem chegar a 30 metros de profundidade.
As novas estações foram desenhadas com foco em sustentabilidade e eficiência energética, incluindo sistemas de drenagem contra enchentes, iluminação em LED, isolamento térmico, reaproveitamento da água da chuva, ventilação aprimorada e sensores inteligentes.
A estação Taboão da Serra também contará com terminal de ônibus integrado, ciclovia, bicicletário e áreas de convivência, ampliando a integração entre modais e oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.
Prazo e impacto regional
A entrega da extensão está prevista para ocorrer na próxima década, com cronograma de execução gradual. Quando concluído, o trajeto entre as estações Luz e Taboão da Serra deverá ser feito em cerca de 26 minutos, de acordo com a ViaQuatro.
Para Taboão da Serra, o avanço representa não apenas uma mudança na mobilidade, mas também um impulso no desenvolvimento urbano e econômico, com valorização imobiliária, geração de empregos e maior integração com a capital e as cidades vizinhas.
“Este é um passo que vai além da mobilidade. É um investimento na qualidade de vida da nossa população e no futuro da nossa cidade”, destacou o prefeito Daniel durante a reunião técnica.
Marco simbólico
A placa de identificação da obra, instalada no terreno onde será construída a estação, simboliza o início oficial dos trabalhos. O local já recebeu tapumes e passou por limpeza e preparação do solo. Nos próximos dias, a área será isolada para o início das escavações e montagem da estrutura operacional.
Com o avanço do projeto, Taboão da Serra entra para a história como protagonista de uma das maiores obras de mobilidade urbana da Grande São Paulo, consolidando sua posição estratégica no eixo sudoeste da metrópole.
