O Procon de Itapecerica da Serra realiza a "Ação Dívida Zero" durante o mês de março. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Assuntos Jurídicos, tem como objetivo facilitar a negociação de dívidas junto a empresas, bancos e operadoras de telefonia, oferecendo condições especiais de pagamento para consumidores inadimplentes.
A ação ocorrerá em dois locais e datas distintas:
Procon Centro (Rua Treze de Maio, 100): de 17 a 21 de março.
Procon Santa Júlia (Rua Solimões, 1814): de 24 a 28 de março.
O atendimento será realizado das 8h às 17h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (11) 4165-1289 ou (11) 4165-1060.
Texto com informações e foto Departamento de Comunicação PMIS
A superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra, Simone da Luz, afirmou ao Click Regional, durante uma audiência pública, dia 28/2, que a cidade já se prepara para assumir a realização dos exames laboratoriais, atualmente feitos pelo Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS). A mudança ocorrerá no início de abril, quando a prefeitura passará a ser responsável pelo serviço. Segundo Simone, a licitação em andamento prevê um volume maior de exames do que o realizado pelo hospital, garantindo que a população não enfrente filas ou demora no atendimento.
"Utilizávamos a cota de exames disponibilizada pelo HGIS. Além dos exames efetivamente realizados, havia uma demanda reprimida. No processo de licitação, estamos considerando ambos os fatores e adicionando uma margem de segurança para que o serviço funcione sem sobrecarga", explicou a superintendente.
A estratégia da prefeitura é assegurar que, quando o hospital deixar de oferecer os exames, o novo sistema já esteja operando sem interrupções. "Estamos trabalhando intensamente para que essa transição ocorra sem impactos negativos para a população. Nosso objetivo é evitar o aumento do tempo de espera para exames como o hemograma, por exemplo", afirmou.
Com essa medida, a prefeitura espera garantir que a população continue tendo acesso aos exames laboratoriais sem prejuízos. "Acredito que conseguiremos atender toda a demanda e que não faltará cota para os exames dos nossos munícipes", finalizou Simone da Luz.
A Prefeitura de Itapecerica da Serra integrou 355 novos bolsistas do Programa Emergencial de Trabalho e Cidadania - Frente de Trabalho. O prefeito Ramon Corsini anunciou, em solenidade na quarta (5/3), que enviou a Câmara Municipal um projeto para aumentar o valor da bolsa dos integrantes da Frente de Trabalho de R$780,00 para R$900,00.
"Hoje é dia de anunciar avanços, conseguimos ampliar o número de bolsistas em quase quarenta por cento; são praticamente 100 pessoas a mais trabalhando para cuidar da nossa cidade, quem mais ganha é o município", discursou o prefeito, Dr. Ramon Corsini.
"Com as economias que temos implantado conseguimos ampliar o número de 260 bolsistas, para 355. Quem quer cuidar da cidade precisa começar cuidando das pessoas, do povo, e vocês são o povo, com a essência e a identidade itapecericana, que é de muito trabalho pela nossa cidade", disse o vice-prefeito, Allan Dias.
O Programa, coordenado pela Secretaria de Administração, tem caráter assistencial, com a finalidade de proporcionar ocupação, qualificação e requalificação profissional e renda para trabalhadores desempregados.
As vagas disponíveis ficaram distribuídas da seguinte forma: Secretaria de Cultura, 5 vagas; Secretaria de Esporte e Lazer, 12 vagas; Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, 20 vagas; Secretaria de Turismo, 5 vagas; Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, 20 vagas; Secretaria de Serviços Urbanos, 193 vagas e Secretaria de Educação, 100 vagas.
"Dou as boas-vindas a todos os trabalhadores, que vocês tenham uma jornada abençoada. É de muita importância as tarefas que vocês irão desempenhar nas várias localidades do município; quero também colocar a Secretaria de Administração a disposição de cada um", falou o secretário de Administração, João Antônio Valério.
Os bolsistas desenvolverão atividades de auxílio administrativo, de limpeza, conservação e manutenção de áreas públicas durante seis horas diárias, durante cinco dias na semana, sendo um dia destinado para curso, totalizando trinta horas semanais. Além da bolsa, receberão seguro de acidentes pessoais, cesta básica e cursos voltados às habilidades básicas, específicas e de gestão, durante o período do exercício das atividades.
Fizeram parte ainda da solenidade de recepção e integração dos bolsistas do Programa Emergencial de Trabalho e Cidadania - Frente de Trabalho os vereadores Carlinho Bandeira e Dunga, o chefe do Gabinete do Prefeito, Márcio Roberto e o secretário de Governo, Ciência e Tecnologia, Renato Rainha (mestre de cerimônia do evento). Estiveram presentes também os secretários Dr. Fernando Andrade (Obras), Cepacol (Serviços), Irani Roschel (Educação), Miro Dias (Esporte e Lazer), Agnes Saback (Defesa Civil) e Adalberto Dias (Trânsito e Transporte).
Texto com informações e foto Departamento de Comunicação PMIS
A secretaria de Trânsito e Transporte de Itapecerica da Serra suspendeu a cobrança do Estacionamento Rotativo, a zona azul, no sábado (1), segunda (3) e terça (4) durante o período de carnaval. A cobrança volta na quarta, 5, a partir do meio dia.
Na última semana, três vagas de estacionamento reservadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram implantadas no município: em frente ao shopping, na Av. XV de Novembro; na Major Teles, ao lado da Praça João Pessoa; e no Largo da Matriz, próximo à Igreja Matriz.
A sinalização no solo foi realizada, juntamente com a instalação de placas indicando essas vagas especiais.
“Os motoristas que desrespeitarem essas vagas estarão sujeitos a penalidades por cometerem infração de trânsito”, destaca o secretário de Trânsito e Transporte, Adalberto Dias.
A medida segue a Lei Municipal nº 3.094/24, (Projeto de Lei Nº 1.684/2024 de autoria do vereador Allan Dias, atual vice-prefeito) que reconhece as pessoas com TEA como pessoas com deficiência para todos os efeitos legais.
Texto com informações e foto Departamento de Comunicação PMIS